★ Marcas e cultura na mesma página: o que os jovens do Twitter esperam das empresas
Plataforma é o melhor lugar para descobrir o que há de mais relevante para sua audiência
A gente já mostrou por aqui como o Twitter é o lugar ideal para promover os novos hits e artistas do mundo da música, impulsionando conversas em torno do assunto a todo e qualquer momento. E o Twitter vai muito além disso. Um estudo conduzido pela MAGNA, em parceria com a plataforma, revela que as conversas que acontecem no Twitter sobre questões culturais são tão importantes para os jovens que usam a plataforma que influenciam sua decisão de compra.
Intitulada “O Impacto da Cultura”, a pesquisa mostra que o Twitter é visto por seu público como um espaço em que movimentos, questões e tendências culturais nascem e tomam força. Por isso, as marcas que melhor se relacionam com a cultura, se mantém atualizadas e buscam retribuir à sociedade se tornam mais relevantes para a audiência que se conecta pela plataforma.
Além de dominarem a plataforma, os consumidores mais jovens, com idade entre 18 e 35 anos, são muito mais entusiasmados e informados em relação ao resto da população – algo que por consequência os faz exigir maior compromisso social das marcas com as quais se relacionam. No momento de decisão de compra de produtos e serviços comprar, este público está de olho nas empresas que refletem seus interesses e apoiam suas causas, sejam elas ambientais ou sociais como igualdade de gênero e respeito à diversidade. De acordo com o estudo, estes pontos representam 25% da decisão de compra dessas pessoas – e elas são muitas.
Foque no lugar onde estão as pessoas mais influentes
E o que isso significa para a publicidade, afinal? Uma das revelações da pesquisa é que o Twitter é um indicador 25% mais forte do nível de paixão por cultura do que a idade do consumidor. Ou seja: os usuários da plataforma não apenas são engajados e receptivos, mas atuam como verdadeiros formadores de opinião. Isso abre um leque de possibilidades muito promissor para as marcas.
Segundo os entrevistados, a conexão genuína entre marca e cultura pode ser criada por meio de estratégias relativamente simples como retribuir à comunidade, colocar os clientes em primeiro lugar, se mostrar aberto para todos os tipos de público e declarar apoio a causas sociais que beneficiem todos.
A partir disso, os resultados podem ser extremamente positivos. As empresas que focam na cultura durante suas campanhas de divulgação são capazes de criar uma experiência ainda mais marcante ao seu consumidor, permitindo que suas marcas sejam lembradas como relevantes, responsáveis e inovadoras.
Mergulhe na cultura. Torne-se relevante. Faça parte da conversa no Twitter e #ComecePelasPessoas