No lugar de exibir anúncio, este painel mata centenas de mosquitos por dia
Tecnologia do painel também foi disponibilizada em licença aberta
O mosquito Aedes Aegypti já foi marcado como principal transmissor de diversas doenças, como a dengue, febre amarela e mais recentemente, a zica. Mas uma solução com potencial de eliminar centenas desses mosquitos todos os dias foi recentemente testada nas ruas do Rio de Janeiro. Trata-se de um painel que mata mosquitos, e que pode ser visto funcionando no vídeo acima.
No painel, uma combinação de tecnologias é responsável por atrair e matar os insetos. Existe um dispositivo que libera ácido lático e gás carbônico para simular o suor e respiração humana, luzes fluorescentes e negra para potencializar a atração e um sugador que captura o mosquito dentro da peça, onde ele morre de desidratação.
O potencial de captura é grande por que o mosquito voa entre 1 e 20 metros do chão e os gases liberados atraem os bichos num raio de até 4 km da peça. A escolha dos locais de instalação do painel também potencializa a captura, pois foram feitas de acordo com incidência de casos de dengue e embora nem todos estejam ativos no momento, há um funcionando neste momento no centro da cidade, na esquina da Rua São José com a Antonio Carlos, caso os leitores cariocas do B9 queiram vê-lo de perto.
A tecnologia do painel, por sinal, é amplamente aberta. Os criadores do projeto disponibilizaram todas as informações desse painel sob licença Creative Commons nesse site. Isso significa que qualquer pessoa ou empresa pode recriar o painel e instalá-lo onde quiser (desde que tenha autorização do local onde será instalado, claro).
A criação é da agência NBS em parceria com a empresa de mídia exterior Posterscope, e o filme no topo do post é da Cinerama Brasilis.