Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube se juntam para combater terrorismo na internet
Empresas vão combater o problema juntas
O Facebook, a Microsoft, o Twitter e o YouTube anunciaram uma iniciativa coletiva contra o terrorismo online. A aliança chega apenas alguns dias depois do YouTube ter anunciado as quatro medidas contra o terrorismo e o Facebook ter detalhado como vai combater esse problema.
As empresas acreditam que juntas podem compartilhar informações tecnológicas e operacionais a fim de impactar de maneira mais efetiva as ameaças online. O fórum irá se basear em programas já existentes, incluindo o fórum na internet da União Européia, uma iniciativa do próprio Google que visa compartilhar traços de terroristas na web, bem como discussões com governos e conclusões recentes do G7 e do Conselho Europeu.
O projeto irá formalizar e estruturar colaborações presentes e futuras entre as companhias e empresas de tecnologia menores, grupos sociais, acadêmicos, governamentais, e órgãos internacionais como a União Européia e as Nações Unidas.
O foco inicial será trabalhado em 3 frentes, soluções tecnológicas, pesquisa e compartilhamento de conhecimento. As companhias irão trabalhar juntas para desenvolver novas práticas de detecção de conteúdos suspeitos, estudar comportamentos, aprimorar suas respostas aos discursos extremistas, além de aprender com seus parceiros anteriormente citados e experts em contraterrorismo.
Você pode ler todos os detalhes no blog oficial do Facebook.