Nike processa coletivo parceiro de Lil Nas X por customização de Satanás em modelo da marca
Chamado Satan Shoes, o modelo traz elementos como um pentagrama, uma cruz invertida e até uma gota de sangue humano nas solas
Segundo o jornalista Kevin Draper, do The New York Times, a Nike entrou com um processo contra o coletivo MSCHF pela polêmica customização de um modelo da marca, que utilizou uma estética inspirada em Satanás. Em parceria com o cantor Lil Nas X, o coletivo lançou o chamado Satan Shoes, que traz elementos como um pentagrama, uma cruz invertida e até uma gota de sangue humano nas solas.
O coletivo lançou exatamente 666 pares do tênis na segunda-feira, 29/03, pelo valor de US$ 1.018,00. Segundo informações dos próprios criadores, todos os pares foram vendidos em menos de um minuto.
A customização foi realizada em modelos Nike Air Max 97. Segundo a Nike, nenhuma autorização foi dada ao coletivo, por isso a empresa alega violação de marca registrada no processo.
Nike is suing MSCHF over the blood shoes: pic.twitter.com/inFLwU8k0q
— Kevin Draper (@kevinmdraper) March 29, 2021
Os Satan Shoes foram anunciados junto ao lançamento da nova música de Lil Nas X, “Call Me by Your Name”, cujo clipe divulgado na sexta-feira, 26/03, tem toda uma produção baseada em passagens bíblicas sobre o diabo, e já conta com mais de 43 milhões de visualizações no YouTube.