Globo anuncia Globo Play, serviço de streaming com opções on demand e ao vivo
Serviço chega no dia 3 de novembro e segue o modelo freemium
A Globo apresentou hoje em um evento em São Paulo a sua investida mais recente no mercado de streaming de vídeo, na forma do serviço Globo Play. O serviço terá boa parte do o conteúdo da Rede Globo, tanto on demand como ao vivo. As ausências ficarão por conta dos conteúdos que ainda não foram licenciados para essa nova modalidade de transmissão.
O principal diferencial do Globo Play é oferecer gratuitamente o sinal ao vivo da Globo, algo que a emissora nunca tinha se arriscado a fazer antes. A transmissão do sinal ao vivo vai requerer a localização do usuário, seja por GPS nos dispositivos móveis ou por IP nos navegadores web. Em São Paulo será possível assistir ao canal no serviço em 32 cidades, enquanto que no estado do Rio de Janeiro serão 18 cidades.
Além disso, serão oferecidos conteúdos on demand produzidos pela empresa, como as novelas e séries. Mas o acesso a esse tipo de conteúdo será restrito a assinantes do Globo.com e a assinatura custa R$ 12,90 ao mês. Usuários do serviço que não moram nas capitais paulista ou carioca só terão acesso ao catálogo de vídeo on demand, pelo menos por enquanto – a Globo tem planos de oferecer o sinal ao vivo em outras cidades, mas não há uma data específica para isso acontecer ainda.
Outro diferencial do Globo Play a meu ver é a disponibilidade do streaming em 4K, mas essa opção está disponível apenas para Smart TVs que tenham suporte à resolução e que foram produzidas depois de 2013. Para ter acesso a esse recurso é preciso ter uma conexão de internet de pelo menos 30 megabits por segundo.
O aplicativo do Globo Play será lançado no dia 3 de novembro e estará disponível para iPhones e iPads rodando pelo menos a versão 8.0 do iOS e para tablets e smartphones Android rodando pelo menos a versão 4.1 do sistema. Na mesma data, o Globo Play será disponibilizado na web, pelo endereço www.globoplay.com.
Para 2016 a Globo diz que pretende trazer aplicativos do serviço para em pelo menos um console (embora estude a viabilidade nos dois modelos mais recentes do Xbox e PlayStation) e também para o Chromecast.