Apple lança modelo de assinaturas da App Store, mordendo 30% da receita
Com o lançamento do The Daily, no início do mês, a Apple confirmou o lançamento de um modelo de assinaturas, por muito tempo esperado pelas editoras e provedores de conteúdo.
Hoje finalmente o serviço foi anunciado oficialmente, permitindo que revistas, jornais, e serviços de vídeo e música possam cobrar, diretamente pela App Store, por um valor de assinatura periódica.
Quando a Apple leva um novo assinante ao aplicativo, ela fica com 30% do valor. Se a assinatura for gerada pelo próprio provedor ou por um atual assinante, a Apple não fica com nada. O acordo financeiro pode parecer justo, mas a Apple é que vai controlar totalmente o modelo de distribuição.
O subproduto mais importante de um serviço de assinaturas é a informação, e os dados dos usuários não serão repassados para as empresas provedoras de conteúdo, a não ser que o próprio assinante opte pelo contrário.
A Apple fala em proteção da privacidade de seus usuários, mas as editoras vão reclamar. Aqui no Brasil, os semanários devem aproveitar logo do novo modelo, se concordarem com as regras, é claro.