Comercial de Natal da Apple incentiva pessoas criativas a compartilharem suas ideias sem medo
"Share Your Gifts" traz muitas referências e easter eggs da cultura moderna para incentivar todos a não esconderem seus trabalhos
A Apple caprichou nos detalhes e easter eggs de seu comercial para o Natal 2018. O vídeo de “Share Your Gifts”, feito com uma combinação de bonecos miniaturas e animação digital, já é considerado o anúncio de Natal mais ambicioso da marca até hoje, e pede por mais de uma visualização para pegar todos os detalhes.
A história de 3 minutos traz uma atmosfera de conto de fadas, mas está claramente enraizada na cultura moderna, mostrando a jovem criativa Sofia, que passa boa parte de seu tempo livre em frente ao MacBook, trabalhando em algo que não sabemos o que é. Como a maioria das pessoas criativas, ela reluta em compartilhar o que está fazendo, mas é claramente um projeto que absorve seus pensamentos a cada minuto em que ela não está trabalhando em uma padaria ou brincando com seu cachorro.
No fim, é claro que a mensagem é um incentivo para que todos os criativos compartilhem seus projetos sem medo, o que no comercial se faz mais importante até mesmo do que saber qual é o projeto da protagonista.
O anúncio foi desenvolvido pela agência criativa da Apple, o TBWA \ Media Arts Lab e a casa de animação Buck Productions, e tem vários easter eggs escondidos (ou nem tanto). Entre as referências que encontramos há logo de cara marcas como a Supreme, a gravadora DFA Records, o MOCA (Museum of Contemporary Art) de Los Angeles. O tênis da Nike já é das referências bem explícitas.
Também vemos que o gosto musical de Sofia é o famoso “bem indie”. Em seu quarto encontramos um pôster do álbum “Lamp Lit Prose”, da banda Dirty Projectors e outro do álbum “Flow State”, da cantora Tash Sultana, além de uma camiseta do Sonic Youth.
Vale assistir algumas vezes para perceber mais referências (e pode comentar com a gente as que você encontrar).