Redes sociais viram palco de comentários racistas durante o jogo França x Argentina
Jogadores negros da seleção francesa foram alvo de preconceito
A gente bem queria dizer que durante a Copa do Mundo, uma mágica acontece e as pessoas deixam de lado todos os seus preconceitos, discursos de ódio e agressões ao próximo. Mas não é assim, e o jogo França x Argentina nos lembrou disso.
A partida, que em campo foi definida por belos gols e a vitória francesa por 4 x 3, nas redes sociais ficou marcada por comentários racistas.
Os jogadores franceses foram alvo de diversos comentários preconceituosos, e um desses comentários, feito pelo Youtuber Júlio Cocielo, acabou se tornando mais um exemplo de “piada que não é piada, é crime”.
Cocielo apagou o tweet alegando que foi mal interpretado, pois sua intenção era brinca com uma das característica do atleta Mbappé: a velocidade.
Segundo a lógica do Cocielo, uma pessoa que corre muito pode fazer bons arrastões na praia. Coincidentemente ele cita o exemplo de um jogador negro da França, isso quando muitos brancos fazem o mesmo, correm muito tbm.
Mas foi só coincidência, tá gente!
— ENOB (@elniaob) June 30, 2018
Mas se Cocielo repensou sua frase (ou só apagou pra evitar mais polêmica), muitos outros internautas não fizeram o mesmo.
A SELEÇÃO DA FRANÇA SÓ TEM IMIGRANTES NEGROS. DEVERIA SE CHAMAR SELEÇÃO DE CAMARÕES, É O CORRETO A DIZER.
— Ederson Maia (@real_ederson) June 30, 2018
E também vale lembrar que não é só as redes sociais que o racismo é destilado.
Eu acabei de ouvir de parente " esses negros da França são infiltrados da África né ? Pq negro n França não pode, tem que ter vindo da África e se naturalizado lá só pode "
— Mod (@domfalcao) June 30, 2018
Muitas pessoas usaram o meme “Esses negros maravilhosos” como elogio aos jogadores franceses, principalmente quando o time virou o jogo contra a Argentina. A frase ficou famosa quando o narrador Luis Roberto, na Copa de 2014, a usou para elogiar a seleção francesa daquela época.
Ainda assim, não há meme que encubra o racismo que vimos escancarado.