SXSW 2017: Transcendência, chá de cogumelos e o Deus da arrumação

SXSW 2017: Transcendência, chá de cogumelos e o Deus da arrumação

Não é só pelo futuro, temos muita gente generosa trabalhando pelo presente

por Juliana Vilhena Nascimento
Cogumelos

Uma das coisas mais legais de vir aqui pro SXSW (e que eu recomendo pra todo mundo que me pede conselho de lineup) é assistir palestras com assuntos que não tem nada a ver com o que vc faz. Hoje eu vi duas delas – e como usualmente acontece, fui impactada por ambas.

A primeira foi da Marie Kondo – uma guru japonesa que já vendeu 6,5 milhões de cópias de um livro sobre “Organização que traz alegria”.

Vejam: eu sou uma pessoa organizada. Minha casa é arrumadinha, juro.
Mas a KonMari é tão adorável e tão eficiente que eu saí da palestra desesperada pra dobrar uma camiseta e guardá-la de pé como ela ensinou.

Piadas à parte, o que me encantou nela foi algo que anda cada vez mais raro no dia a dia da gente: o falar devagar, o respeito pelas coisas e pessoas, o ritual, o humor inocente que fala do “Deus da Organzação”. Depois de 2 dias ouvindo falar de automatização, tecnologia, data, engenharia genética, foi um bálsamo vê-la mostrar pausadamente seu método baseado em rituais e coisas absolutamente subjetivas, como desejos, sensações, e carinho pras peças de roupa (sim, ela conversa com as roupas e as agradece enquanto as dobra).

Marie Kondo

E se eu estava achando KonMari generosa, no final do meu dia encontrei um cara que me quebrou ao meio. Anthony Bossis é um psiquiatra que tem dedicado seus últimos anos a um estudo que ajuda pacientes com câncer terminal a combaterem a ansiedade e a tristeza vindas da certeza da morte.

Como ele faz isso? Administrando a eles uma dose de Psilocibina – o ativo presente no chá de cogumelos.

Ele mostrou resultados impressionantes – que emocionaram e silenciaram a platéia que estava na sala. Pacientes voltavam da “viagem” relatando experiências de profunda e pura consciência, transcendência, e com uma visão muito diferente e menos carregada de ansiedade sobre a própria morte. Anthony explicou o fenômeno com um quote de Viktor Frankl, também psiquiatra: “Men are not destroyed by suffering; we’re destroyed by suffering without meaning.”

Encontrar estas duas pérolas no meu lineup de hoje me fez ver que além de termos cientistas e futurologistas incríveis pensando lá na frente, temos gente muito generosa trabalhando pelo presente. <3

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link