Supercut mostra como designers gráficos são retratados no cinema e televisão
Edição destaca como a maioria tem uma visão limitada da profissão
O que faz um designer gráfico? Se depender de alguns roteiristas que escrevem para o cinema e televisão, o designer gráfico é basicamente um profissional que só faz logos, cardápios e coisas do tipo. Isso sem falar nos estereótipos: desocupado, bêbado, nerd, hipster… Pelo menos é o que dá para concluir com o supercut FYI I’m a Graphic Designer, editado por duas estudantes de, adivinhe, design gráfico.
Ellen Mercer e Lucy Streule começaram a notar como a profissão que escolheram era retratada de uma maneira bastante limitada na TV e cinema – rasa, para se dizer o mínimo. E, realmente, se alguém acredita que basta saber usar o Photoshop para ser um designer gráfico, tem sérios problemas.
Apesar de mostrar apenas os estereótipos, sem apontar respostas que ajudem a mudar essa imagem limitada, o supercut ajuda a refletir um pouco sobre como a comunicação em massa colabora para perpetuar ideias errôneas. Na minha opinião, as estudantes poderiam ter aprofundado mais a discussão, assim como citar as referências que aparecem aqui.