Um app super simples que serve apenas para dizer “Yo”
A surpresa fica por conta do sucesso: com mais de 1 milhão de usuários, o app chama a atenção de investidores
A gente já sabe que a tendência atual é da troca da comunicação broadcast para meios mais privados, em aplicativos de mensagens como WhatsApp ou o Snapchat. O que talvez não tenhamos antecipado é a chegada de um sistema de notificações de pessoas interessadas em falar com você, mas sem a menor paciência para (ou ideia do que) escrever.
Com ao objetivo de criar um aplicativo de comunicação veloz e com o menor números de toques na tela necessários, foi criado o “Yo”, app que virou sucesso, alcançando mais de 1 milhão de usuários e chamando a atenção de investidores, que estavam dispostos a investir mais de 1,2 milhões de dólares na iniciativa.
A ideia é tão simples e meio ‘sem objetivo’ que os desenvolvedores precisaram insistir e justificar a viabilidade do app para que a Apple aprovasse a entrada do “Yo” na App Store – com design bem minimalista, ele permite selecionar um amigo dentro de uma lista e enviar um ‘yo’.
Apenas isso. Nada mais. Sem janelas de chat, emoticons, emojis, troca de imagens, vídeos ou o escambau. Apenas ‘yo’, que poderia ser traduzido em português como ‘e aí’, ‘ow’, ‘sussa?’, ‘eae’ ou qualquer interjeição dessas que se usa para começar uma conversa.
O sucesso do app deixou investidores bastante interessados, mas Moshe Hogeg, idealizador do “Yo”, e Or Arbel, o desenvolvedor do app, são pragmáticos e fazem questão de manter os pés no chão: “A quantidade de investimentos que querem fazer na empresa é inacreditável. Investidores querem dar ao Yo uma valorização absurda, mas não achamos que ele mereça tudo isso, ao menos não nesse primeiro momento. Se o app continuar a crescer nesse ritmo pelos próximos meses, talvez, mas não acho que vamos seguir desse jeito”, explica Hogeg em entrevista ao BusinessInsider.
Os interessados em testar a novidade e mandar um “yo” para os amigos podem fazer download do app na App Store ou na Google Play.
Não sei vocês, mas para mim pareceu um app especialmente focado em dar ‘poke’ nas pessoas. Se a cutucadinha do Facebook não deu certo, por que mesmo que precisaríamos de um app dedicado a isso? Em todo caso, criei minha conta, e vamos ver no que dá.