Flamengo, Cruzeiro e Inter lançam camisas em homenagem aos 30 anos da Copa Feminina
Ação da Adidas também lembra as mulheres que ajudaram e ainda ajudam a ampliar e pavimentar o caminho no esporte, quebrando estigmas e preconceitos
Há 30 anos, em 1991, acontecia a primeira Copa Feminina de Futebol. E para celebrar a data, a Adidas se une a três grandes clubes brasileiros, Flamengo, Cruzeiro e Internacional, para apresentar camisas especiais que reafirmam todas as conquistas do futebol feminino até hoje. O lançamento também lembra as mulheres que ajudaram e ainda ajudam a ampliar e pavimentar o caminho no esporte, quebrando estigmas e preconceitos no futebol.
As três camisas trazem um badge especial que leva o número 30 e uma mulher em campo com a bola. Disponíveis nas cores cinza, azul marinho e vermelho, representando Inter, Cruzeiro e Flamengo, respectivamente, as camisas também contam com o escudo de cada time no lado esquerdo do peito.
Homenagear a data é dar o devido reconhecimento e visibilidade à trajetória do futebol feminino no Brasil e no mundo. Por aqui, a modalidade o futebol feminino chegou a ser proibido por decreto federal em 1941. A resistência acontecia por meio de treinos e partidas clandestinas até a liberação total da modalidade quase 40 anos depois, em 1979.
Um primeiro torneio experimental reuniu seleções de 12 países em 1988, com o time brasileiro entrando em campo com uniformes que eram sobras da seleção masculina. Até que, em 1991, a primeira copa feminina finalmente aconteceu. De lá para cá, a modalidade derrubou tabus e preconceitos, mas até hoje esbarra com questões de apoio financeiro e midiático, por exemplo.
Para consumidores que fazem parte do Creators Club, as três primeiras compradoras de cada uma das camisas garantem um talk exclusivo com jogadoras parceiras Adidas.
Os uniformes já estão disponíveis em adidas.com.br/futebol, lojas físicas adidas, lojas oficiais dos clubes, Centauro, Netshoes, Bayard, Futfanatics, e loja Adidas Paquetá (apenas para a camisa colorada), por R$299,99.