Joe Biden critica Amazon por propaganda contra criação de sindicato no Alabama
Presidente dos EUA também reforçou comprometimento de defesa pelo direito dos trabalhadores em formar uniões
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden divulgou no fim da noite do último domingo um novo comunicado oficial no qual declara apoio aos trabalhadores da Amazon que buscam viabilizar a criação de um sindicato no estado do Alabama. Embora um apoio ao sindicato não tenha sido explicitado e o caso tenha sido comentado em linhas gerais, o chefe do executivo estadunidense teceu duras críticas aos esforços de “propaganda anti-união” da Amazon.
Sobre a votação do sindicato – que acontece nos próximos dias – Biden diz no vídeo que “É uma escolha de importância vital conforme a América lida com uma pandemia mortal, a crise econômica e o reconhecimento da raça, que revela as disparidades profundas que ainda existem em nosso país”. “Não deve haver intimidação, coerção, ameaças, propaganda anti-união” diz ainda o presidente; “Nenhum supervisor deveria confrontar empregados sobre suas preferências de união”.
Você pode ver o vídeo na íntegra abaixo.
Biden toma o cuidado no vídeo de não apoiar diretamente a criação do sindicato, conforme a legislação trabalhista nos EUA o proíbe de fazer um comentário do tipo (por isso a ausência de referência direta à Amazon), mas o pronunciamento marca a rara ocasião em que um presidente se manifesta em qualquer instância sobre um caso do tipo. O ato está bastante ligado ao comprometimento tomado por Biden durante a campanha, com ele bem explicitando no discurso que “minha política seria de apoio à organização de uniões e o direito de barganhar coletivamente”.
O vídeo também acontece poucos dias depois de diversos veículos reportarem um conjunto de táticas da Amazon para desestabilizar o movimento a favor de um sindicato no Alabama, com direito a enxurrada de mensagens de texto e até propagandas na Twitch – que removeu os anúncios após as denúncias.
Enquanto o vídeo já acumula mais de seis mil descurtidas no YouTube, o pronunciamento de Biden foi bem recebido pela Retail, Wholesale and Department Store Union (RWDSU), organização que vem auxiliando na votação do sindicato no estado. “Como o presidente Biden aponta, a melhor forma dos trabalhadores protegerem a si mesmos e suas famílias é pela formação de uniões, e é por isso que muitas mulheres e homens lutam por um sindicato na instalação da Amazon em Bessemer, Alabama” escreve o presidente da organização Stuart Appelbaum em declaração oficial sobre o discurso.