Sony libera crossplay do PS4 com Xbox One e Switch (mas apenas para “Fortnite”)
Expectativa é de que as grandes empresas aos poucos cedam e permitam que usuários de diferentes consoles joguem juntos
Após muitos pedidos, a Sony finalmente liberou que os usuários do PlayStation 4 joguem “Fortnite”, um dos battle royale mais populares da atualidade, com usuários de Nintendo Switch e Xbox One. Como notificou o The Verge, o primeiro passo do crossplay será uma versão beta aberta, que permitirá a jogabilidade, a progressão e transações entre plataformas nos sistemas operacionais PlayStation 4, Android, iOS, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows e Mac.
Há muitos casos de jogadores que, pela impossibilidade de transferir seus itens e personagens de outra rede para a PlayStation Network, acabaram criando novas contas. A Sony, portanto, afirma que ainda está trabalhando para encontrar a melhor forma de lidar com esses casos. De acordo com um desenvolvedor, a Epic, empresa responsável pelo “Fortnite”, está trabalhando para lançar, até novembro, um recurso de mesclagem de contas que combinará compras feitas no jogo.
É interessante observar um esforço da comunidade gamer para convencer as empresas a liberarem o crossplay. Desde o crescimento do número de usuários que preferem jogar online, com amigos, há uma divisão por console. Jogadores de PlayStation sempre estão limitados a enfrentar apenas quem utiliza a PlayStation Network, assim como jogadores de Xbox sempre estão limitados a enfrentar quem utiliza a Xbox Live.
Com o passar do tempo, porém, as empresas passam a ceder ao notar as demandas do público consumidor. É de se esperar, portanto, que o crossplay em “Fortnite”, um dos jogos mais populares da atualidade, seja apenas a porta de entrada para uma comunidade online mais aberta e plural, algo que pode transformar completamente a forma como as grandes empresas pensam seus jogos.