Project Sunroof mapeia potencial de energia solar de casas usando Google Maps
Sabe essa grande usina elétrica no céu? Vamos usá-la.
O Google estreou hoje um projeto que pode ajudar a diminuir o consumo de energia vinda de combustíveis fósseis. Usando o Google Maps, a empresa conseguiu mapear tetos de casas e prédios para poder estimar a quantidade de energia solar que eles podem captar. Estas informações foram disponibilizadas no chamado Project Sunroof.
No site, além de mostrar o potencial de um teto, também é possível ver qual seria economia ao instalar um sistema de captura de energia solar, algo que deve motivar a mudança ainda mais. No endereço que usei de exemplo, 13 mil dólares seriam economizados ao longo de 20 anos se eu alugasse um sistema da captação solar.
O Project Sunroof também mostra uma lista de empresas que instalam captadores de energia solar na região – acompanhado do preço que cobram pela instalação, o que é deveras conveniente. Além de poder alugar, o Google também mostra opções de compra do sistema, à vista ou parcelado.
As primeiras cidades que estarão no Project Sunroof são Boston, São Francisco, e Fresno. O resto dos EUA serão cobertos no projeto em breve – e embora não confirme com todas as palavras, o Google admite no vídeo que talvez ofereça o mesmo para o resto do mundo. Mas isso não deve acontecer em breve, já que mapear instaladores desses sistemas no mundo todo pode levar tempo – todo o resto de informação necessária o Google provavelmente já tem.