Você só será um bom fotógrafo se tiver um bom equipamento

Você só será um bom fotógrafo se tiver um bom equipamento

por Saulo Mileti
nikon001

Foi com essa declaração que nessa semana a Nikon deu o que falar no Facebook. Quase 2.000 comentários, criticando a bobagem que foi dita.

A photographer is only as good as the equipment he uses, and a good lens is essential to taking good pictures! Do any of our facebook fans use any of the NIKKOR lenses? Which is your favorite and what types of situations do you use it for?

Realmente, falaram merda. Um Yousuf Karsh faz milagre até com câmera descartável (lembrando que ele não era um fotógrafo, mas um gênio). De qualquer forma, o que me surpreende são duas coisas:

1 – Ninguém percebeu que essa declaração foi postada, provavelmente, por alguém que não entende com profundidade sobre o assunto – e só está preocupado em vender produtos? Nesse caso, ponto negativo para a Nikon, que deveria ter um crivo sobre quem deve postar algo.

2 – É necessário esse maremoto todo por causa desse comentário? Na minha opinião, nem tanto. É muito mais hipocrisia e “apego pelo bafafá” do que qualquer outra coisa.

Seria ingenuidade, por exemplo, falar que um bom fotógrafo faz com uma Kodak descartável a mesma coisa que faria com uma Leica usando uma 50mm f/0.95. Ou que uma Hasselblad não faz diferença (dentro do estúdio) na vida de um fotógrafo profissional.

Afinal, se dá pra fazer milagre com pouco, porque gastamos dinheiro com bons equipamentos?

Todos esses avanços no campo da fotografia permitiram que uma nova safra de talentosos pintasse por aí. Gente que não tinha saco de fazer cálculos e gerenciar todas as propriedades da câmera. Gente que clica no conforto do foco automático e é assim mesmo que faz ótimas fotos. E é justamente parte desse pessoal que foi lá apedrejar os caras.

Provavelmente, gente que não faria uma boa foto em aniversário de criança com uma Pentax K1000 na mão. Mas que se abstém da paixão pela facilidade tecnológica e mijou no comentário da Nikon.

Precisamos aceitar isso: É verdade que um bom pincel não te torna um Caravaggio. Mas ir numa loja de arte, comprar todas as tintas prontinhas, telas esticadas e grampeadas e um DVD com um curso sobre pintura facilita sua vida na hora de pintar alguma coisa, não? E mesmo que você tenha algum talento, certamente nunca fará uma “Incredulità di San Tommaso”.

Mas isso não significa que você seria um mal pintor. Só significa que você não é um gênio como Caravaggio. :)

Fotografia é como Fórmula 1: O Fittipaldi fez o que fez com o que tinha na época. E se tivesse a tecnologia de hoje em dia, teria feito muito mais.

Uma Leica não vai te transformar em um Cartier-Bresson. Mas vai facilitar a sua vida e aumentar suas possibilidades. Afinal, se isso não fosse verdade, ninguém pagaria o que ela custa! Então: menos hipocrisia! A Nikon falou besteira? Certamente. Mas ninguém admite que vibra com uma novidade tecnológica que facilite a vida, né? :)

Ou, se você acha que equipamento não faz a menor diferença, pode mandar sua Leica pro meu escritório: Av. São Gabriel, 149, cj. 407. E seja feliz!

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link