Paciência da Microsoft é incluído no Hall da Fama dos games

Paciência da Microsoft é incluído no Hall da Fama dos games

Jogo enfim tem seu valor cultural reconhecido pelo mundo

por Pedro Strazza
maxresdefault (6)

Quem viveu momentos de tédio perante um PC nos anos 90 e 2000 provavelmente se divertiu com o jogo de Paciência da Microsoft. Item praticamente comum nos computadores dotados de Windows durante as duas décadas, o game pegava uma das modalidades mais solitárias do baralho e lhe dava uma função relevante para o cotidiano tedioso de milhões de pessoas – incluindo os personagens de “The Office”, claro. Afinal, quem não se divertia quando finalmente resolvia o desafio de organização e o software o recompensava com a bagunça gostosa abaixo?

O game nunca deixou de ser estimado pelo público e ganhou inúmeras variações ao longo dos anos até a Microsoft deixar de torná-lo um item recorrente nas novas versões do Windows, mas o legado do chamado “Microsoft Solitaire” é tamanho que chamou a atenção daqueles dispostos a preserva a História dos videogames. Em comunicado oficial liberado nos últimos dias, o World Video Game Hall of Fame anunciou que a Paciência será incluída como membro oficial de seus livros, reconhecendo de vez seu valor histórico e cultural fundamental ao lado de outras obras fundamentais como o “Tetris” e o “Doom”.

Dado que estamos em 2019 a ideia de incluir a “Solitaire” agora pode parecer um tanto atrasada, mas a real é que a entidade por trás do Hall da Fama dos games é relativamente nova. Sediado no National Museum of Play em Rochester, Nova York, o World Video Game Hall of Fame foi iniciado apenas em 2015 pelo instituto educacional The Strong e vem incluindo anualmente novos membros aos seus corredores.

A inclusão, porém, não passou desapercebida pela Microsoft. Em uma publicação no blog oficial do Xbox, o Xbox Wire, o gerente do estúdio da Microsoft Casual Games Paul Jensen agradeceu a homenagem e o reconhecimento de um jogo que em suas palavras tem tamanho apelo a ponto de “ser localizado em 65 línguas e jogado em mais de 200 mercados ao redor do mundo, incluindo a Antártida”. O vice-presidente assistente de jogos eletrônicos da empresa Jeremy Saucier também declarou no post que a Paciência “provou que às vezes os jogos analógicos podem ser ainda mais populares no mundo digital e demonstrou que o mercado de games tem apelo para todos os tipos de público”.

Apesar de toda a solenidade, é bom lembrar que a Microsoft demorou um pouco para perceber a popularidade do próprio game. Presente em todas as versões entre o 3.0 e o 8.1, o “Solitaire” durante uma época ficou afastado dos sistemas operacionais da empresa e só reapareceu no Windows 10, quando a própria Microsoft reconheceu que o jogo tinha fãs devotos o suficiente para justificar sua presença.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link