A reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980
Final da década de 1970. O Brasil fecha suas fronteiras ao hardware estrangeiro para impulsionar sua própria produção de computadores e garantir uma posição no cenário tecnológico internacional. Nasce então um universo de clones e máquinas não licenciadas, baseadas em propriedades intelectuais estrangeiras, como o MSX e o ZX Spectrum, construídas a partir de engenharia reversa. O mesmo acontece com os games, trazidos de fora, adaptados, traduzidos e vendidos nas maiores redes de lojas do país – tudo pirata e sem autorização dos fabricantes. Enquanto isso, o Brasil se afunda em uma enorme crise política e econômica, intensificada com ameaças de sanções comerciais pelos EUA em resposta aos clones brasileiros de software e hardware.
Esse episódio conta com a participação de:
- Paulo Gala, professor de economia na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo
- Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro Sistemas
- Marcus Garrett, pesquisador e co-autor dos documentários 1983: O Ano dos Videogames no Brasil e Loading: Nossos Primeiros Jogos de Computador
- Daniel Gularte, pesquisador, designer e colecionador de retrogaming
- Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em Londres
Como foi o seu primeiro contato com computadores? Você acha que tem uma boa história sobre o seu primeiro computador? Conta pra gente! É só mandar um áudio no Whatsapp para o número (11) 91302-1584 que em breve a gente vai escolher as melhores para reproduzir no podcast em um episódio especial!
Para outros assuntos, entre em contato conosco através do email [email protected].
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez.
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e Gilberto Gil.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff.
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro.
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Pânico moral
O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Meninos radicais
Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
Através de uma geração
A profissionalização da dublagem de games brasileira e seu impacto através do tempo
Falado em português
O nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Histórias dos ouvintes (bônus 2)
Ouvintes contam como computadores entraram em suas vidas
Histórias dos ouvintes (bônus 1)
Ouvintes contam como computadores entraram em suas vidas
Negócios internacionais
O mercado brasileiro de games para PC deslancha e ganha reconhecimento internacional
Revolução multimídia
Plano Real alça o PC como "novo membro da família" brasileira e promove uma explosão de consumo
Alô, é do suporte?
Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Brasoft e o Plano Collor
O nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Primeiro Contato (trailer) – Estreia 19 de julho
Podcast documental narra a história dos computadores e games no Brasil
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPrimeiro Contato
Como os computadores e games entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Overloadr.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br