Na busca para ser o YouTube da vez, TikTok lança projeto para descobrir novos artistas dentro do aplicativo

Na busca para ser o YouTube da vez, TikTok lança projeto para descobrir novos artistas dentro do aplicativo

Lançado na Coréia do Sul e no Japão, Spotlight patrocinará bandas e cantores cujas canções bombarem entre os remixes dos usuários na plataforma

por Pedro Strazza
nz-tiktok-261218

O TikTok está num momento e tanto, se considerar que o aplicativo é hoje avaliado em 75 bilhões de dólares e já ultrapassou há tempos a marca de 1 bilhão de downloads. Mas a preocupação de perder espaço no meio e afundar rapidamente sempre existe, é claro, o que leva a empresa a estar procurando maneiras de preservar o sucesso pela manutenção de sua comunidade. E qual é o plano do momento para garantir isso? Profissionalizar sua parte de música que é hoje um dos principais atrativos da plataforma de remixes.

Isso porque o app está lançando esta semana um novo programa no Japão e na Coréia do Sul que busca encontrar talentos musicais dentro da plataforma. Bastante parecida com uma iniciativa lançada há algumas semanas na China, o projeto intitulado Spotlight tem o objetivo claro de garantir a existência contínua de produtores de conteúdo no app à partir da música.

O Spotlight tem um funcionamento parecido com o de qualquer reality show musical ou busca por um contrato com a gravadora, só que pelas vias digitais do TikTok: os interessados podem suas canções no aplicativo e, caso elas se tornem populares na plataforma, poderão ganhar o contato da gravadora filiada do app e a chance de se profissionalizar no segmento. Como bem diz a empresa, o programa funciona para “descobrir e apoiar o crescimento de artistas independentes” pelos meios do app, num esquema meio parecido com o que levou artistas como Justin Bieber a serem descobertos pelo YouTube e outras redes.

Posto isso, a escolha pela Coréia e o Japão como recipientes iniciais do Spotlight não vem à toa. Fora da China, os dois países são os territórios onde o TikTok mais se encontra incorporado ao cotidiano, com bandas e grupos musicais de enorme sucesso local como o BTS e a Blackpink já tendo usado o app para divulgar novos lançamentos. A curiosidade agora é saber se o sistema do programa vai funcionar do jeito que a empresa quer que funcione, pois no TikTok é muito mais fundamental a música ser “chiclete” que boa para se popularizar entre os remixes dos usuários, o que pode a princípio favorecer um monte de “bandas de um hit só” que artistas de carreira promissora.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link