★ Como a transformação digital revolucionou a maneira como lidamos com nosso dinheiro
Com apenas alguns cliques, você pode retomar o controle da sua vida financeira e conquistar seus sonhos
A nossa relação com dinheiro gera uma série de falsos dilemas. É comum acreditar que grana é sinônimo de estresse e preocupação, por exemplo. Quantas vezes você mesmo já não pensou: “Ou eu vou poupar ou vou ter uma vida boa, os dois não dá”?
A situação só piora quando falamos em investimentos. Enquanto a maioria entende – mesmo sem conseguir praticar – o que significa ganhar e guardar, quase ninguém se sente a vontade com a sopa de letrinhas e números que é preciso decifrar para virar um investidor. Some a isso a necessidade de enfrentar o combo de taxa altas, burocracia, dificuldade de acesso e atendimento ruim. São frustrações constantes que garantem a sua vontade de sair correndo e nunca mais falar sobre o assunto novamente.
Acontece que a transformação digital vem alterando cada vez mais esses dilemas, criando um poderoso cenário para o surgimento das chamadas Fintechs. O termo é resultado da junção das palavras ‘financial’ (financeiro) e ‘technology’ (tecnologia). São startups que desenvolvem inovações tecnológicas voltadas para o mercado financeiro e que estão revolucionando a maneira como lidamos com o nosso dinheiro.
O Warren é um dos expoentes desse novo mundo, democratizando o acesso e a maneira como pensamos em investimentos. Trata-se de uma plataforma online que cuida da sua grana de forma divertida, fácil e segura, sem aquele economês todo que intimida as pessoas
Pra começar, é quase como se você estivesse em uma conversa no WhatsApp. Através do site ou aplicativo, o Warren vai fazer uma série de perguntas para definir o seu perfil. Depois disso, vai te guiar pelo que é o segredo de todo bom investidor: definir metas e objetivos.
Qual é o seu sonho? Comprar um carro? Uma casa? Fazer uma viagem inesquecível? Juntar o primeiro milhão? Tirar um ano sabático? Não importa o tamanho do seu desejo, é essencial definir uma razão para querer que seu dinheiro renda mais no prazo que você precisar.
O Warren te ajuda nisso e encontra as melhores soluções de investimentos para alcançar seus objetivos. Feito isso, é hora de começar a colocar grana nesse sonho e com apenas R$ 100 você já pode dar o pontapé no inicial. É só transferir para sua carteira digital no Warren e ele faz o resto.
Você pode investir quanto e quando for melhor para você, já que não existe tempo mínimo para resgatar seu dinheiro no Warren. Quando você quiser, ele volta para sua conta em no máximo 3 dias úteis. Tudo assim, com no máximo alguns cliques de distância.
Além da facilidade que tecnologias assim proporcionam, essa nova forma de investir desfaz os códigos do passado quando pensamos em dinheiro e funciona como resposta a toda uma nova geração de investidores.
Segundo uma pesquisa da Harris Insights & Analytics, 50% dos millennials brasileiros estão insatisfeitos com experiência digital dos bancos nacionais. Essa geração – nascida entre 1980 e 2004 – busca inovação, agilidade e customização na hora de investir. Portanto, a linguagem amigável e experiência do usuário intuitiva são fatores essenciais na relação com esse público.
O estudo – feito na América Latina, em especial no Brasil, na Colômbia e no México – mostra que os millenials latino-americanos se identificam como cidadãos tecnológicos e acreditam que a tecnologia vai solucionar muitos dos problemas enfrentados pela sociedade dos dias de hoje.
Como não poderia ser diferente, os dispositivos móveis são a principal ferramenta. Essa geração passa, em média, 10 horas por dia consumindo conteúdo no celular. Apenas em 1 minuto, mais de 29 milhões de mensagens são enviadas via WhatsApp. A população de latino-americanos com smartphones deve alcançar 512 milhões de pessoas, cada uma usando 3,7GB de dados por mês, até 2021. Só no Brasil, já existe um smartphone para cada habitante.
A relação com o dinheiro, claro, também foi profundamente alterada por essa democratização digital. Eles preferem deixar a carteira em casa do que o celular. Apesar de muito se falar que se trata de uma geração que tem o desapego como característica, grande parcela desses jovens está preocupada em atingir objetivos. Rentabilidade é um detalhe, desde que sonhos sejam realizados. E, diferente das gerações passadas, que não conviveram com períodos de estabilidade econômica, os millenials pensam mais a curto prazo.
Quando o papo é investimento, 55% dos millenials dizem que não investem porque não sobra dinheiro, segundo números da Forbes. Outros 22% alegam não ter conhecimento técnico, e 15% diz não contar com uma solução adequada. É aí que entram as fintechs como Warren, digitalizando e facilitando essa relação.
São plataformas capazes de abrir caminho para independência financeira desses jovens early adopters, provando que não existe esse dilema de “poupar ou ter uma vida boa”. Quando você tem controle da sua vida financeira na palma da mão, as duas coisas andam juntas.