Crise do coronavírus deixa Globo sem novela das 9 pela primeira vez na história

Crise do coronavírus deixa Globo sem novela das 9 pela primeira vez na história

Interrupção das gravações vai levar "Amor de Mãe" a um "fim de temporada" no próximo sábado, cenário que deve se repetir para outras produções da emissora

por Pedro Strazza
resumo-da-novela-amor-de-mae-reproducaotv-globo_2418119

Depois do calendário de Hollywood ser afetado por completo pela pandemia do coronavírus, agora é a vez do Projac sofrer com a crise instaurada pela doença. E os efeitos são tão profundos na produção dos estúdios da Rede Globo que a emissora pela primeira vez em sua história vai ficar sem uma novela para passar no horário das nove, um dos espaços de programação mais valiosos do canal.

A informação vem do Notícias da TV, que afirma que a interrupção das gravações de “Amor de Mãe” nesta segunda (16) forçou a Globo a decidir por um “fim de temporada” para a novela de Manuela Dias, que ainda não tem previsão de retorno após este primeiro fechamento no próximo sábado, 21 de março. O que também não se sabe é o que deve entrar no lugar da produção: a questão deve ser resolvida hoje em uma reunião de emergência da cúpula da emissora, com a decisão sendo anunciada numa nota posterior.

“Amor de Mãe” não é a única que deve passar por problemas do tipo. Atual novela das sete, “Salve-se Quem Puder” também teve as filmagens interrompidas e muito provavelmente vai instaurar a mesma medida de “fechar temporada” e ficar sem episódios inéditos por tempo indeterminado. “Éramos Seis” e “Malhação – Toda Forma de Amar”, enquanto isso, vão até o fim graças a coincidência de estarem em reta final, mas suas sucessoras (respectivamente “Nos Tempos do Imperador” e a próxima encarnação de “Malhação”) terão seus debutes adiados por tempo indeterminado.

Ainda de acordo com o Notícias da TV, o plano da Globo com suas produções no momento é retomar as filmagens assim que a parte mais crítica da pandemia passar – o que é em si um problema, dado que a porção mais agressiva da contaminação deve acontecer até o fim do mês. Vale acrescentar que a emissora ainda não registrou casos de funcionários acometidos pelo coronavírus em seus estúdios, onde no momento são produzidas oito novelas, cinco séries e uma minissérie.

A crise não se restringe ao setor de narrativas e ficção da emissora. Nos programas de entretenimento, desde a semana passada a Globo mantém em vigor a ordem de reduzir ao máximo as aglomerações, o que levou a feitos inéditos como a ausência de auditório no “Domingão do Faustão” e no “Encontro com Fátima Bernardes”. A situação deve se repetir no “Big Brother Brasil 20” e no “Se Joga” esta semana, além do espaço de jornalismo ser ampliado – o “Mais Você”, por exemplo, por enquanto deixará de ser exibido.

Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta agora com 231 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus. Segundo médicos e especialistas em saúde, a melhor forma de evitar a doença e suprimir seu contágio é cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao espirrar, evitando aglomerações e o contato com pessoas infectadas, e lavando as mãos e com frequência.

[Atualização: 16/03, 17:20] A Rede Globo informou que a partir do dia 23 de março exibirá no lugar de “Amor de Mãe um compacto da novela “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva, originalmente exibida entre 2011 e 2012. Outras reprises ainda devem ser anunciadas para a programação da emissora, cobrindo horários como o da novela “Salve-se Quem Puder”.

[Atualização: 17/03, 11h15] Em comunicado oficial, a Rede Globo confirmou que também exibirá compactos de “Malhação: Viva a Diferença”, “Novo Mundo” e “Totalmente Demais” nos horários ocupados hoje e respectivamente por “Malhação: Toda a Forma de Amar”, “Éramos Seis” e “Salve-se Quem Puder”. Já os programas “Mais Você”, “Encontro com Fátima Bernardes”, “Globo Esporte” e “Se Joga” deixarão de ser exibidos durante a crise para favorecer a ampliação da cobertura de jornalismo sobre a pandemia. [Fim da atualização]

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link