Pôsteres de “Han Solo: Uma História Star Wars” são acusados de plágio
Artista francês afirma ter desenvolvido em 2015 artes muito similares aos cartazes do filme
“Han Solo: Uma História Star Wars” segue firme em sua ambição de se tornar o filme da franquia com a produção mais conturbada. Tendo a princípio deixado todo o rolo envolvendo troca de diretores, substituição de atores e refilmagens de última hora para trás, o filme assumido por Ron Howard encara agora acusações de plágio por parte de seus pôsteres, divulgados no começo de fevereiro e pouco tempo depois do lançamento do primeiro trailer do derivado focado nas aventuras de um jovem Han Solo.
As acusações partem de Hachim Bahous, artista francês que diz que a formatação das artes tomaram como base os designs que ele fez para uma série de discos lançados pela Sony Music France em 2015. A semelhança é bastante notável: tanto os pôsteres dedicados aos personagens do derivado quando as capas dos álbuns – parte de uma série “legacy” do selo – usam de um mesmo esquema de cores e tipografia para apresentar suas figuras, que são incluídas dentro dos seus nomes em caixa alta. Bahous inclusive chegou a publicar uma imagem em sua página no Facebook que coloca lado a lado os dois produtos – confira o comparativo abaixo.
No post agora deletado, Bahous escreve que se sente “lisonjeado de ter a qualidade do meu trabalho reconhecida pela indústria, mas isto ainda é puro e simples plágio. Não foi pedida a minha autorização, eu desejo ser creditado e pago pelo trabalho que eu fiz originalmente para a Sony!”.
Em resposta à matéria publicada pelo The Hollywood Reporter, a Disney afirma que os pôsteres foram concebidos “por um fornecedor externo” à empresa e que eles estão investigando o ocorrido neste exato momento.
“Han Solo: Uma História Star Wars” estreia no Brasil no dia 24 de maio.