Amazon expande testes de tecnologia de pagamentos com a palma da mão
Feedback positivo do público garante mais algumas lojas para o Amazon One (mas ainda nenhum Whole Foods)
A Amazon desde setembro vem experimentando o uso do Amazon One, nova tecnologia de pagamentos que permite ao consumidor que faça transações com o escaneamento sem toques da palma da mão. Os resultados pelo visto são positivos: passados quatro meses, a companhia a partir desta semana vai começar a expandir a fase de testes do serviço para mais algumas unidades do Amazon Go, sua rede de varejo físico.
A ampliação por enquanto se dá ainda na região de Seattle, conforme a companhia reporta ao Seattle Times que três novas unidades receberão o aparato “nas próximas semanas”. As lojas incluem além do Go uma Amazon Books e um Amazon 4-Star, mas nenhum Whole Foods.
A Amazon diz que o feedback dos clientes tem sido ótimo em relação à conveniência do One, afirmando que o sistema é mais higiênico que outros similares dado sua característica touchless – um recurso que é ótimo mesmo para tempos de pandemia – mas a suposta privacidade oferecida pelo escaneamento também se tornou uma vantagem. Como a palma da mão é o único dado necessário, o One em tese elimina a necessidade de recursos como câmeras e smartphones para validar a identidade do usuário.
Vale lembrar que a Amazon tem planos de mercantilização com a tecnologia, com o vice-presidente de varejo físico e tecnologia, Dilip Kumar, tendo escrito no ano passado que a ideia é distribuir o One para “revendedores, estádios e prédios comerciais”.