Isolamento social diminui poluição sonora nos oceanos
De acordo com os cientistas, graças ao fenômeno o momento traz uma rara oportunidade de estudar o que acontece com a vida marinha sem interferências
A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade do isolamento social no mundo todo, o que, entre outras coisas, diminuiu significativamente a poluição sonoras nos oceanos. De acordo com os cientistas, graças ao fenômeno o momento traz uma rara oportunidade de estudar o que acontece com a vida marinha sem as interferências de sempre.
Assim como acontece em terra firme, a poluição sonora dos oceanos é proveniente do tráfego de humanos. Hélices dos navios e disparos de canhões de ar em busca de depósitos de petróleo e gás, por exemplo, são os grandes responsáveis pelos ruídos que atrapalham os estudos da vida marinha. Sem esses barulhos, ver o comportamento das baleias e de outras criaturas tem sido mais fácil.
“Essa pandemia horrível confinou os humanos em espaços realmente pequenos, mas deu às baleias muito espaço para crescer, tanto física quanto acusticamente”, diz Christine Gabriele, bióloga da vida selvagem do Parque Nacional e Reserva Glacier Bay, em uma entrevista coletiva . “Tenho a sorte de aproveitar esta oportunidade única na vida de estudar a comunicação das baleias em um ambiente tranquilo.”
Na reserva Glacier Bay, que fica no Alasca, os pesquisadores observaram mais baleias jubarte socializando no meio de canais que normalmente estariam barulhentos e ocupados por navios. Os níveis médios de ruído diários na baía em 2020 foram 50% mais silenciosos do que no mesmo período do ano passado, de acordo com Gabriele.
Ao longo da costa do noroeste do Pacífico e da Colúmbia Britânica, os níveis de ruído do oceano caíram cerca de 30%, também graças ao menor número de navios. O ruído gerado pelo homem nas costas da Califórnia e de Massachusetts também diminuiu, segundo os pesquisadores, que estão tirando o máximo proveito desse silêncio. A esperança é que algumas dessas pesquisas possam informar políticas e avanços tecnológicos que possam manter os ruídos dos oceanos em níveis suportáveis , mesmo com a retomada normal das atividades econômicas.