Comercial da Thinkx imagina um mundo onde homens também menstruam
"Se todos nós tivéssemos, talvez estaríamos mais confortáveis com ela" afirma campanha da marca de roupas íntimas femininas
Menstruação: ela existe, mas ninguém parece ter coragem de comentar sobre. É apenas esquisito como algo tão natural quanto o ciclo menstrual ainda seja uma espécie de tabu na sociedade contemporânea, sendo um tema “indelicado” de se tratar em quaisquer rodas de conversa mesmo que sua ocorrência afete milhões de mulheres todos os dias. Seria só porque isto acontece apenas com gente do sexo feminino? Este silenciamento rolaria se a menstruação também valesse para homens?
Estas últimas duas perguntas são a base para “MENstruation”, primeira campanha para a TV da história da marca de roupas íntimas Thinkx. No comercial criado pela BBDO New York e produzido pela Biscuit Films, a empresa imagina um mundo onde o sexo masculino também convive com os ciclos menstruação, mostrando cenas que são cotidianas para mulheres, mas agora estão normalizadas dado que todos passam pelo mesmo processo. E isso vale para tudo, desde menino relatando todo tímido pro pai que teve sua primeira menstruação a gente compartilhando absorvente no banheiro. Confira acima a peça na íntegra e um making of da peça abaixo:
“MENstruation” no caso brinca com este verdadeiro mar de possibilidades para divulgar as calcinhas da Thinkx, que são todas capazes de absorver o sangue da menstruação. De acordo com Crystal Rix, CSO da BBDO New York, o objetivo era acima de tudo um sentimento de “autenticidade e empatia”: “Muito da nossa indústria e cultura usa eufemismos ridículos para falar sobre menstruação. Nós queríamos uma tentativa honesta e sincera de construir uma compreensão que criasse empatia sobre pessoas passando por seu período menstrual” escreve a executiva na divulgação da campanha.
A campanha da Thinkx chega num momento em que marcas de higiene feminina começam a buscar maior abertura ao tratar do tema da menstruação. Isso sem contar, claro, o grande destaque dado à “Viva La Vulva” no último Cannes Lions, onde o comercial da Libresse competiu de igual para igual pelo prêmio máximo do festival.
No mais, é sempre bom lembrar do discurso da personagem de Greta Gerwig no filme “Mulheres do Século 20”: