Vídeos de gameplay no YouTube foram vistos mais de 50 bilhões de vezes em 2018
Executivo responsável pela área de games no site confirmou que 2018 foi um excelente ano para a plataforma na área
Embora os videogames tenham sido criados para serem jogados, há quem prefira ver outras pessoas jogando os joguinhos preferidos ou que mais lhe interessam em plataformas como o Twitch ou o YouTube. E elas são muitas, viu: de acordo com Ryan Wyatt, o chefe global da parte de Games do YouTube, as estatísticas analisadas pelo site indicam que mais de 50 bilhões de horas foram dedicadas pelos usuários da plataforma a vídeos que tem nos games o seu principal tema de existência
A declaração foi dada pelo executivo em uma entrevista ao VentureBeat no último fim de semana, quando foi realizado a última edição do The Game Awards, o “Oscar dos games”. “Nós tivemos cerca de 200 milhões de usuários assistindo gaming content diariamente” afirma Wyatt, que também confirma que este foi o melhor ano do YouTube na área: “Nós cruzamos uma grande marca ao bater as 50 bilhões de horas assistidas em vídeos do tipo nos últimos doze meses”. O The Next Web confirmou posteriormente com representantes do YouTube que os números citados pelo executivo se referem tanto a vídeos de gameplay quanto lives.
O número citado por Wyatt é assustador, mas faz sentido com os parâmetros divulgados por outras pesquisas realizadas ao longo do ano. Só no primeiro quarto de 2018, por exemplo, um relatório do Newzoo atesta que o Twitch sozinho gerou mais de dois bilhões de horas registradas se assistindo conteúdo do tipo, sendo que a mesma plataforma de transmissão bateu a marca dos dois bilhões e meio de horas no seu terceiro trimestre segundo dados da StreamElements. Isso porque há ainda muitas outras formas de se transmitir conteúdo do gênero na internet que também são bastante populares, incluindo o Mixer e o Facebook.
Mas que jogos são esses que dominam tanto as atenções do público? Pelo menos de acordo com os dados disponibilizados mensalmente pelo próprio Newzoo, a resposta varia muito de um mês para outro, mas jogos com multiplayer online muito dominante como “Fortnite”, “League of Legends”, “Player Unknown’s Battlegrounds” e “Counter-Strike” tendem a se alternar no top 3 de games mais assistidos mensalmente no YouTube e no Twitch. Só em novembro, por exemplo, “Fortnite” rendeu quase 109 milhões de horas assistidas no Twitch e outros 21 milhões no YouTube.