Instagram enfim vai permitir que criadores de conteúdo monetizem IGTV
Sistema seria inspirado no Facebook Watch e é mais uma forma da plataforma competir com o YouTube
Há 18 meses o Instagram lançou o IGTV, sua plataforma para vídeos mais duradouros, com um formato profissional que visava competi com o YouTube atraindo produtores de conteúdo. Ainda havia, porém, um diferencial: a plataforma do Google permite propagandas pagas, o que permite aos youtubers lucrarem com seus vídeos lançados.
Agora, porém, o Instagram finalmente parece estar levando isso para seu aplicativo. Segundo o Tech Crunch, a empresa está trabalhando em parceria com um programa parceiro para aperfeiçoar um protótipo de sistema que permitirá monetizar vídeos no IGTV. O sistema funcionaria de forma semelhante ao Facebook Watch, onde os criadores de conteúdo recebem 55% do dinheiro das propagandas que são inseridas no meio de seus vídeos, mas ainda sem confirmação de que a divisão seria semelhante.
Vale lembrar que o Instagram pertence ao Facebook, o que justifica a empresa procurar um sistema semelhante ao do Facebook Watch. De acordo com o Bloomberg, o Instagram já trabalhou em parceria com algumas celebridades para produzir conteúdos pagos no IGTV, mas eram parcerias específicas e com valores pré-determinados para alavancar a plataforma.
Apesar de ter surgido como uma ameaça para o YouTube, o IGTV acabou perdendo relevância rapidamente ao longo do último ano. A aposta do Instagram é que a entrada de propagandas paga volte a atrair produtores de conteúdo, para que eles criem conteúdo exclusivo na plataforma e, assim, atraiam também seu público.