Depois de polêmica com “Stranger Things”, Netflix promete reduzir presença de tabaco em suas séries

Depois de polêmica com “Stranger Things”, Netflix promete reduzir presença de tabaco em suas séries

Principal série do serviço de streaming hoje é também a que mais conta com cenas de personagens fumando, superando com tranquilidade as produções “adultas” do estúdio e de outras emissoras

por Pedro Strazza
K3_promo_stills_022519.0057_R
Imagem: Stranger Things

Em pronunciamento oficial feito pelo Hollywood Reporter, a Netflix confirmou que irá buscar a reduzir a presença de cigarros e outros itens de fumo em suas produções originais com classificação indicativa igual ou menor que 14 anos. A declaração acontece poucos dias depois de um relatório mostrar que o serviço de streaming não só foi a emissora com maior registro visual de drogas do tipo em suas produções pelo segundo ano consecutivo como triplicou seus números entre 2015 e 2017.

“A Netflix apóia fortemente a expressão artística. Nós também reconhecemos que fumar é um hábito danoso e que quando retratado de forma positiva na tela ele pode divulgar e influenciar o público jovem” afirmou um representante da empresa ao THR no anúncio da medida; “À partir de agora, todos os novos projetos que comissionarmos com classificação indicativa igual e menor que 14 anos ou filmes com censura igual e menor a 13 anos serão livres de cigarros ou e-cigarettes, exceto por razões de contexto histórico e factual”. O estúdio também acrescenta que mesmo produções com censura maior que as citadas contarão com restrições “a não ser que seja essencial para a visão criativa do artista ou porque seja um traço definidor do personagem” em termos históricos ou culturais.

Criado pela organização dedicada à saúde pública e sem fins lucrativos The Truth Initiative, o estudo “While You Were Streaming: Smoking On Demand” disparou toda a polêmica em torno da plataforma ao calcular o número de vezes que produtos relacionados ao tabaco são usados em treze séries de diferentes emissoras e serviços. Os números assustam justo pela discrepância da Netflix com os canais tradicionais de TV, seja aberta ou a cabo: só na temporada 2016/2017 a gigante do streaming chegou a mostrar personagens fumando 866 vezes em seus conteúdos originais, enquanto na concorrência “tradicional” (e sujeita a certas regulamentações do meio televisivo) só foram avistadas 343 usos de drogas do tipo.

Ainda que os números assustem, a controvérsia real surgiu perante a participação perturbadora de “Stranger Things” nestas estatísticas. Notadamente a série mais popular do serviço hoje e protagonizado por crianças e adolescentes, o seriado dos irmãos Duffer manteve uma participação recorrente de cigarros e itens do tipo em suas duas temporadas, tendo chegado a aumentar a participação destes produtos na sua segunda temporada e superando com tranquilidade séries “adultas” da plataforma como os anos iniciais de “House of Cards” e “Orange is the New Black”.

“Tanto nas temporadas 2015-16 e 2016-17, os programas episódicos da Netflix mantiveram um número total de representações do tabaco muito maior que os de programas exibidos na TV aberta e a cabo, com ‘Stranger Things’ se mostrando a série com maior uso de tabaco no geral” escrevem a entidade na divulgação dos resultados; “Nossos pesquisadores descobriram que 100% dos episódios de ‘Stranger Things’ analisados incluem a droga”.

O estudo da The Truth Initiative também chamou a atenção da Amazon Prime Video e do Hulu pelo uso desmedido de tabaco nas produções “The Marvelous Mrs. Maisel” e “Gap Year”, respectivamente.

Além da promessa de redução da droga em seus programas, a Netflix também acrescentou no pronunciamento oficial sobre o caso que começará também a incluir a informação de presença do tabaco nos avisos de classificação indicativa de sua plataforma. A medida é feita exatamente para ajudar seus assinantes “a fazerem escolhas informadas sobre o que estão assistindo”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link