Museu utiliza Oculus Rift para te colocar dentro de um quadro do Salvador Dalí
Experiência “Dreams of Dali” permite explorar a tela “Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet”
Salvador Dalí ainda nem era nascido quando o pintor francês Jean-François Millet criou seu famoso quadro “O Ângelus”. Seu primeiro contato com a tela foi no ensino fundamental, quando se deparou com uma reprodução exposta nas paredes da escola.
O quadro de Millet se tornaria uma obsessão de Dalí, que produziu uma série de pinturas e ensaios baseados nessa única imagem, sempre em busca de referências e enigmas. Ele inclusive cismou que os camponeses não estão rezando, mas sim choram a morte de seu filho ali enterrado.
Criada pela Goodby Silverstein & Partners, a experiência com Oculus Rift permite que o espectador se mova pelo cenário, enxergando até o que está fora da perspectiva
Conta a história que, de tanto Dalí insistir, o Museu do Louvre submeteu a tela ao raio-x e descobriu um pequeno caixão entre as camadas. Seria a prova de que um funeral era mesmo a ideia original de Millet, mas que acabou substituindo-o por um cesto de batatas.
O que interessa aqui é que em uma de suas fantasias sobre “O Ângelus”, o artista espanhol reinterpretou a cena, colocando o casal como ruínas antigas em uma paisagem noturna. Dois pares de figuras observam, ambas mostrando Dali como uma criança acompanhada por um adulto – a figura que aponta é seu pai, é que está sentada é sua babá.
Intitulado “Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet”, o quadro foi pintado em 1933 e atualmente faz parte da coleção do The Dali Museum, na cidade de St. Petersburg, na Flórida.
Toda essa introdução para dizer que agora é possível fazer uma imersão nesse sonho de Salvador Dalí, através de uma experiência em realidade virtual oferecida pelo Museu. Criada pela agência Goodby Silverstein & Partners, a iniciativa utiliza Oculus Rift para permitir que o espectador se mova pelo cenário, explorando elementos e enxergando até o que está fora de perspectiva na pintura. O vídeo acima exibe uma amostra.
“Dreams of Dali” começa no dia 23 de janeiro no The Dali Museum, e vai até 12 de junho. Porém, quem tiver um Oculus Rift em casa – o que também não é pra todo mundo – não precisa ir até a Flórida, já que a experiência será disponibilizada no site dreamsofdali.org