Fotógrafo captura momento que raio toca vulcão e leva prêmio da Nat Geo
Foto ficou em primeiro lugar na categoria Natureza do Travel Photographer of The Year
Quando o assunto é fotografia os concursos da National Geographic são referência. Este ano, o clique que deu a um mexicano o título de Travel Photographer of The Year é um misto entre beleza, persistência, timing e uma pitada de sorte. Sergio Tapiro Velasco conseguiu congelar o exato momento em que um raio toca a um vulcão em meio a uma tempestade.
A foto chamada de “O poder da natureza” foi tirada nos arredores de Colima, no México. Tapiro estuda por pelo menos dez anos o vulcão de Colima, considerado um dos mais ativos da América Latina. O clique não foi feito por acaso. O fotógrafo estava monitorando um aumento da atividade vulcânica ao longo de um mês.
Posicionado a 12 km da cratera, o mexicano posicionou sua câmera para a cena. Em meio a alguns cliques ele ouve um estrondo seguido de um clarão. Ao revisar as imagens, não imaginou que conseguiu uma foto que beira a perfeição.
“O que eu estava assistindo era impossível de conceber, a imagem mostrava aquelas incríveis forças da natureza interagindo com o vulcão, enquanto o relâmpago iluminava toda a cena”, detalha Tapiro à Nat Geo.
Uma pena que não foram disponibilizados os metadados . Ou seja, nada de informações como a câmera, objetiva e sensibilidade. Os metadados estão disponíveis na página 500px do fotógrafo: Canon EF 70-200mm f/2.8L USM 195mm/ƒ/2.8/8s/ISO 3200.
“O poder da natureza” concorreu com outras 15 mil fotos enviadas por candidatos de 30 países. O júri foi composto por Molly Roberts, editora de fotografia da National Geographic, Benjamil Lowy, fotógrafo de aventura subaquática e Jody MacDonald, fotógrafo de aventura e documentarista.
Como prêmio, Sergio Tapiro embolsou US$ 2.500 e uma viagem para o arquipélago de Galápagos. Seu trabalho pode ser acompanhado no site ou no Facebook.
Confira outras fotos do Travel Photographer of The Year 2017