Netflix testa formato de episódios gratuitos para atrair novos assinantes e promover séries
Primeiro episódio de série indiana "Bard of Blood" ficou disponível para o público não assinante como forma de ajudar a aumentar a divulgação da produção
Na guerra do streaming vale tudo, inclusive voltar atrás em certas decisões executivas e testar formatos que privilegiem… não assinantes. É o que a Netflix está fazendo com “Bard of Blood”, sua recém-lançada série indiana que por tempo limitado disponibilizou seu primeiro episódio para o grande público sem que este precise pagar por uma assinatura da plataforma.
A notícia foi divulgada pelo ator principal da produção Emraan Hashmi, que em seu Twitter confirmou no sábado a informação e ainda disponibilizou o link para o episódio.
Procurada pelo TheNextWeb, a Netflix declarou que o formato ainda é experimental e que a oferta será por tempo limitado, além de que “no futuro” deve considerar a ideia de repetir o procedimento com outras séries e filmes de seu catálogo de originais. O teste, vale dizer, já aconteceu recentemente com “Elite”, que passou por um processo parecido na Colômbia e no México.
Ainda que usar a disponibilização gratuita como forma de divulgação seja um conceito novo para a gigante vermelha, esta estratégia tem sido considerada como procedimento comum da futura rival Peacock, o streaming da Comcast que considera a exibição para não assinantes como forma de disseminação – a moeda de troca, no caso, seria a inclusão de propagandas entre episódios. Isso sem contar a HBO, que jogou a primeira temporada de “Big Little Lies” no YouTube por um final de semana para promover o segundo ano.