Microsoft mostra tecnologia que simula tato em objetos virtuais
Não sentir objetos virtuais em breve será algo do passado
A realidade virtual ainda está em evidência e ascensão (“Os Simpsons” que o diga) e os equipamentos envolvidos nessa tecnologia estão cada vez mais sofisticados, com menos delay, maior qualidade de imagem e mais confortáveis. Mas algo que ainda não era muito explorado é o sentido do tato dentro do mundo virtual. Até agora.
No vídeo acima a Microsoft apresenta uma tecnologia que utiliza uma superfície plana e outra mutável, que transmite respostas táteis conforme o usuário encosta nos objetos virtuais. O NormalTouch e o TextureTouch são tecnologias que simulam esse toque, variando coisas como pressão, tilt e intensidade das respostas na superfície em que o dedo encosta. Essa variação, por sua vez, cria a impressão de bordas, profundidade e texturas.
O projeto abre diversas possibilidades para o aprimoramento da realidade virtual. Empresas como Oculus e Valve possuem seus próprios controles, mas nenhum deles possui tecnologia tão avançada na questão tátil. Obviamente como ainda é um projeto em protótipo não há previsões para vendas ou mesmo disponibilidade para o público.