Facebook testa exibição de múltiplos feeds de notícias baseados em interesses
Não é por ser final de ano que o Facebook vai entrar em recesso e parar de experimentar com novidades até o ano que vem. Prova disso é que esta semana um novo teste da rede social foi revelado por um usuário esperto o bastante para notá-lo e divulgá-lo. O teste mostra que o Facebook pode dividir o feed de notícias em múltiplos tópicos, pelo menos no seu aplicativo móvel.
As screenshots acima foram publicadas por Jason Stein no Twitter e mostram feeds personalizados baseada em tópicos que, ao que parece, são de interesse do usuário. Cada uma delas pode ser customizada também, provavelmente para exibir mais ou menos de certos veículos ou amigos dentro do mesmo tópico, algo como o que o Facebook já faz com seu aplicativo Notify.
Uma vantagem bastante clara deste tipo de divisão é a possibilidade de ter um maior retorno de anúncios em cada categoria. Afinal de contas, se um usuário notar uma propaganda em meio a outros posts do mesmo tema, é bem mais provável que ele vai interagir de alguma forma com o anúncio. Outra coisa que pode ser beneficial é que posts de amigos que antes não apareciam no feed de notícias poderão ser exibidos em outras seções – isso depende, é claro, do usuário navegar por elas.
Ao The Verge, o Facebook confirmou o experimento e disse que “vai continuar modificando-o” ao longo dos próximos dias, para se adaptar ao que melhor funciona com os usuários. E como sempre, não há uma data para quando ele será liberado para todo mundo.