Rede social do YouTube é aba para criadores conversarem com a comunidade do canal
Canais ganham canal direto de conversa com seus inscritos
No mês passado surgiu um rumor de que o Google estaria criando uma rede social dentro do YouTube. Sob o codinome de “Backstage”, ela seria uma aba criada para que criadores dos canais interagissem diretamente com o público e centralizassem sua comunicação com quem assina os seus canais. Hoje ela foi oficialmente anunciada, por ninguém menos que os próprios YouTubers, na forma de uma nova aba “Comunidade” nos canais de cada um.
Nesta nova aba os criadores podem publicar fotos, gifs, texto e toda a sorte de conteúdo que quiserem. Também há uma opção de moderação e não é preciso ser um assinante do canal para comentar por lá, basta ter uma conta do Google. Além disso, a aba também dá a opção aos assinantes de receberem notificações sobre vídeos ao vivo do canal, algo que não era possível antes.
Segundo Hank Green, um dos YouTubers que estava testando a ferramenta há alguns meses, em entrevista à Fast Company, essa aba vai ajudar criadores a se comunicarem diretamente com seus assinantes. Ele exemplifica que, caso esteja planejando tocar em São Francisco, “não posso fazer um vídeo [só] sobre isso. Eu posso postar um tweet e publicar no Facebook, mas não poderei alcançar minha audiência do YouTube” e a nova aba deve resolver esse problema.
Alguns dos canais que já estão com essa novidade ativada são: Vlogbrothers, IISuperWomanII, Sam Tsui e VSauce3. Pelo menos 50 grandes criadores do YouTube testaram a novidade nos últimos meses.
Entramos em contato com o YouTube Brasil para saber mais sobre a novidade e descobrir quando ou se essa aba será disponibilizada a canais brasileiros. Eles disseram apenas que “Nós estamos no início da fase beta, porém muito ansiosos para lançar novas ferramentas e trazer outros criadores para esse programa de desenvolvimento”, sem dar mais detalhes.