Pizza Hut deve fechar 500 unidades nos EUA para focar no delivery
Rede pretende concentrar atenções no competitivo mercado de aplicativos de delivery, mas diz manter interesse em aprimorar a experiência de seus restaurantes tradicionais
Uma das grandes redes de pizzarias nos Estados Unidos, o Pizza Hut deve em breve começar a colocar em prática um plano audacioso que pode mudar completamente a forma como a companhia toca seus negócios. De acordo com informações obtidas pelo Today, a empresa planeja fechar nos próximos meses cerca de 500 de suas quase 7500 unidades espalhadas pelo território estadunidense, uma medida feita para mover o foco da marca para os serviços delivery.
A onda de redução da rede deve acontecer ao longo dos próximos dois anos e em teoria mira as unidades cujos relatórios financeiros tem sido abaixo das expectativas da companhia. Na reunião com investidores para divulgação dos resultados do último trimestre, Greg Creed, o CEO da Yum! Brands que é dona do Pizza Hut (e também do KFC e do Taco Bell), declarou que a empresa “Continua a desenvolver planos de ação sob medida para seus maiores mercados dine-in”, mas que agora também procura transformar seu negócio para uma estratégia que seja focada fora de sua premissa original.
Creed se refere, claro, à recente nova competição que a rede passou a conviver com a chegada dos aplicativos de comida, cujos preços reduzidos e conveniência de atendimento vem erodindo a base de clientes diários das unidades da empresa e outras tantas do mercado de fast food. O Pizza Hut não é o único nos EUA que está recorrendo da medida de fechar restaurantes: em 2017, o Dine Equity e o IHOP anunciaram que estavam fechando respectivamente entre 105 e 135 e entre 20 e 25 unidades.
O mais curioso, porém, é que o Pizza Hut em si no último trimestre viu crescer seus lucros, aumentando em 2% suas vendas de acordo com os relatórios fiscais.
Ainda não se sabe como o procedimento de divisão alterará o equilíbrio de restaurantes tradicionais e estabelecimentos de rápido atendimento da franquia, que hoje é de respectivamente 6100 e 1350 unidades.