Snapchat cria filtros de realidade aumentada para bombar nos virais do TikTok
Ferramenta de criação de filtros do aplicativo é redirecionado pela Snap Inc a novo nicho das redes sociais
O Snapchat criou um filtro em seu estúdio de lentes que visa fazer sucesso juntamente com os virais de um de seus concorrentes, o TikTok. Segundo o The Verge, o app da Snap Inc ainda fechou parceria com quatro criadores de conteúdo populares do TikTok. Em um dos filtros, feito em parceria com Dixie D’Amelio, é adicionado ao vídeo um efeito de chuva, além de animações de trovões e fogos de artifício, dependendo das movimentações da pessoa que estiver de frente para a câmera.
A ideia é incentivar as pessoas a utilizarem o Snapchat por suas ferramentas criativas, para além do uso comum como rede social. Com isso, então, o Snapchat pode, caso a ferramenta se torne um sucesso, mudar seu público alvo. Em vez de rivalizar com os Stories do Instagram, o app agora teria como concorrente direto o TikTok. Vale lembrar que o próprio Instagram também está tentando competir com o aplicativo da ByteDance com seu Reels.
Por ora, ainda não é possível inserir muitas músicas nos vídeos do Snapchat. No momento, é possível apenas se a música for tocada por um aplicativo diferente enquanto o vídeo é gravado. A Snap, porém, afirma que planeja disponibilizar uma atualização para que os usuários possam gravar com música ainda em 2020. A ideia é oferecer um vasto catálogo de ferramentas para dar uma nova cara ao app.
Desde que o Instagram copiou os snaps com o Stories, o Snapchat vem sofrendo para se adequar ao mercado. Em 2019, por exemplo, a empresa anunciou que incluiria uma plataforma de games dentro do próprio aplicativo. Aparentemente, a nova proposta é transformar o Snapchat em um espaço digital de criação de conteúdo recheado de recursos, como é o TikTok.