Spotify ultrapassa marca de 150 milhões de assinantes
Plataforma também relata ter 345 milhões de usuários mensais ativos, com pelo menos um quarto ouvindo podcasts ao longo dos últimos três meses
O Spotify divulgou nesta quarta (3) o seu relatório fiscal do último trimestre e confirmou que ultrapassou a marca de 150 milhões de usuários pagos em seu serviço de streaming. A plataforma também alcançou 345 milhões de usuários ativos mensais, o que significa que a companhia gerou o maior crescimento de sua história no número de contas grátis e baseadas em sistema de anúncios – 30% de ampliação para chegar aos atuais 199 milhões de contas do tipo.
Enquanto as marcas de usuários Premium e ativos mensais representam respectivamente aumentos de 24% e 27%, a companhia também reporta um crescimento na renda de anúncios, agora responsável por 13% do seu faturamento total. O Wall Street Journal aponta que a renda média por conta caiu 8% nos últimos três meses e agora está na faixa dos 4,26 euros – a queda se dá sobretudo por conta de descontos dados à assinatura de planos pagos e da redução de preços em países chave como Rússia e China.
Outra notícia não tão boa para o negócio é que o Spotify segue operando com perdas financeiras mesmo tendo reduzido custos, registrando gasto total de 125 milhões de euros – o que talvez seja esperado, dado os seguidos investimentos da empresa para ampliação.
O Spotify também segue acreditando nos podcasts, apesar de já haver ceticismo no mercado sobre o investimento. De acordo com o relatório, a companhia agora oferece mais de 2,2 milhões de programas diferentes em sua plataforma e registra um aumento de 100% do consumo dos usuários no segmento, com cerca de 25% da base total de contas ativas tendo ouvido episódios em algum momento dos últimos três meses.
O Spotify deve liberar mais informações sobre o futuro do negócio ainda este mês no Stream On, evento digital sobre o estado do streaming de áudio que realiza no próximo dia 22 de fevereiro.