Facebook contrata jornalistas para curadoria do novo guia de notícias da plataforma
Nova seção chamada Top News terá curadoria dos profissionais, enquanto outros conteúdos da aba de notícias serão escolhidos por algoritmos para cada usuário
O Facebook está contratando alguns jornalistas para fazerem a curadoria dos assuntos que ficarão em destaque no novo guia de notícias da plataforma.
Segundo a empresa, ela está contratando uma “pequena equipe de jornalistas veteranos” para escolher o conteúdo que será apresentado nessa seção de notícias, que começará a ser testada entre usuários dos Estados Unidos no final de outubro.
Os jornalistas ajudarão a selecionar o conteúdo que os usuários verão em uma seção da aba de notícias chamada Top News. Outros conteúdos da aba de notícias, que se concentrarão em diferentes tópicos relevantes para cada usuário específico, serão escolhidos por algoritmos, segundo a empresa.
Ao contrário da equipe terceirizada de profissionais que trabalhou no
no módulo Trending Topics e foi demitida em 2018, esses jornalistas serão realmente funcionários do Facebook em tempo integral, espalhados pelos Estados Unidos e em Londres.
A empresa não descarta a possibilidade da equipe crescer, mas, nesse primeiro momento, ela terá menos de 10 profissionais, número significativamente menor do que os times de curadores de outras plataformas, como a Apple News, por exemplo.
A decisão do Facebook em contratar jornalistas para a função veio depois de muitas conversas com editores, que convenceram a empresa de que a curadoria humana é essencial para esse tipo de seleção de conteúdo.