Com ações em diferentes frentes, Ambev domina o Carnaval de São Paulo
Avião "espanta-chuva" da Skol, popularização da Skol Beats GT e reciclagem de lixo foram ações de destaque da empresa no Carnaval paulistano
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Em 2019, o Carnaval de São Paulo foi marcado pela presença massiva do iFood, que apresentando uma ação simples com a distribuição de brindes (viseiras e pochetes), conseguiu se destacar em uma acirrada disputa de espaço entre marcas em meio à multidão de foliões. Já em 2020, essa disputa foi bem mais singela, com a maioria das empresas apostando mais no patrocínio efetivo de blocos, camarotes e festas, que em ações para o Carnaval de rua.
Neste ano, coube à Ambev o papel de “dona do Carnaval de SP”, especialmente porque a empresa apostou em diferentes ações explorando tanto alguns de seus produtos, quanto temas de importância social, como a sustentabilidade.
Três grandes ações da marca foram destaques, inclusive já no pré-carnaval da capital paulista. Foram elas:
“Giro na Chuva”: o avião “espanta-chuva” da Skol
A chuva é sempre um problema durante o Carnaval de SP. Todos já sabem que, em algum momento dos 4 dias de folia, vai chover. Por isso a ação “Giro na Chuva” proposta pela Ambev através da cerveja Skol ficou famosa entre o público, embora o resultado – assim como os meteorologistas avisaram – não tenha sido tão perfeito assim.
Com a previsão de tempo fechado e grande probabilidade de chuva para os dias de blocos na rua, a Ambev contratou uma empresa especializada em “fazer chover”. A ideia era usar um avião para lançar gotículas de água potável no interior de nuvens cumulus, fazendo com que a chuva caísse “de forma localizada sobre o sistema Cantareira”, como explicou o comunicado da ação.
A empresa fez questão de ressaltar que a técnica não traz “efeitos colaterais ou danos ao meio ambiente”, e a ação foi lembrada pelo público durante o sábado e o domingo sem grandes chuvas. A história foi diferente na segunda-feira, quando a Grande São Paulo registrou uma chuva bem intensa no fim da tarde, que inclusive gerou 28 pontos de alagamento. O mesmo aconteceu na terça-feira, com chuva forte no fim do dia.
A Ambev não divulgou um relatório oficial sobre o sucesso (ou não) da ação. Mas que muita gente falou do “aviãozinho da Skol”, falou.
Popularização da Skol Beats GT
Por mais um ano, a Ambev foi a patrocinadora oficial do Carnaval de rua de SP. E se em 2019 a empresa usou a data para divulgar a então nova Skol Puro Malte, neste ano a grande aposta foi na divulgação da Skol Beats GT.
Mesmo com Skol Beats e Skol Beats 150 BPM à venda (que obviamente também tiveram uma grande saída), muita gente aproveitou a presença massiva da GT no Carnaval para experimentar a bebida pela primeira vez. Se foi amor só de Carnaval, as vendas nos próximos meses dirão.
Reciclagem do lixo
Sem dúvida, a ação mais legal da Ambev para o Carnaval de SP em 2020 foi a parceria com a ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) para recolher o lixo dos principais blocos de rua da cidade. A ação mobilizou catadores e catadoras de material reciclável, e era realmente muito fácil encontrá-los nos grandes blocos do centro da cidade.
O lixo será reciclado e transformado em lixeiras que serão instaladas na própria capital, deixando assim um legado para a mesma. A ação também aconteceu em outras cidades (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife).
Outras marcas que apareceram no Carnaval de SP
Embora 2020 tenha sido realmente bem mais fraco que 2019 no quesito “ações de marcas nos blocos”, algumas empresas seguiram o público nos dias de folia e marcaram presença com ações instagramáveis e com a distribuição de brindes.
Entre os poucos destaques deste ano estão:
Olla
A marca distribuiu canecas, bandanas, adesivos e, claro, preservativos já nas saídas dos metrôs próximos aos maiores blocos da capital, assim como em meio aos próprios eventos. A ação “Seu Carnaval, suas regras” buscou conscientizar sobre o uso de preservativo e também sobre o respeito ao próximo para que todos aproveitem o Carnaval como querem e com segurança.
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Serasa
Pensando na segurança dos foliões, o Serasa distribuiu as “Serasa Bags”. Além da bolsa, os kits traziam descontos nos planos do Serasa Antifraude, serviço da empresa que fazde monitoramento de documentos em tempo real.
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Amstel
Para tentar driblar a presença predominante da Skol, a Amstel criou o “sCan Beer”, um scanner que identificava o rótulo das cervejas concorrentes e direcionava o consumidor ao bar Amstel mais próximo através do Google Maps.
Por fim, mais uma vez, um problema do Carnaval paulistano foi a quantidade de banheiros disponibilizados pela prefeitura de São Paulo. A prefeitura informou que foram “instalados em média 2.750 banheiros por dia de Carnaval de rua, totalizando 22 mil equipamentos“. Porém, foram 796 blocos espalhados pelas ruas da capital paulista, e uma média de 15 milhões de pessoas. É só fazer as contas.