Depois do Instagram sumir com as curtidas, agora é a vez do YouTube deixar de exibir o número exato de assinantes
Mudança será instituída à partir da próxima semana para diminuir o estresse e a pressão sobre os creators e os números que acumulam na plataforma
Já faz algum tempinho que o Facebook confirmou que o Instagram deixaria de exibir o número de curtidas em cada publicação exibida na linha do tempo, mas agora que a medida passou a ser aplicada em diversos países (incluindo o Brasil) outra rede social está instituindo uma tática parecida com uma de suas funções. Sim, o YouTube vai deixar de exibir para todos os usuários o número de assinantes que cada canal da plataforma possui – ou pelo menos a conta exata.
O anúncio foi realizado pela companhia na tarde de ontem, 29 de agosto, em suas contas em outras redes sociais. Durante as próximas semanas, a plataforma vai abreviar progressivamente o número de inscritos que cada canal possui, restringindo os “registros oficiais” para até dois decimais.
De acordo com a rede social, o objetivo com a mudança é além da consistência a oportunidade de diminuir o estresse e o mal estar de seus criadores perante a pressão para acumular novos assinantes. “Nós esperamos que esta ação ajude criadores a focar em contar suas histórias e experimentar menos pressão pelos números” escreve a companhia em uma publicação na central de ajuda do site.
A medida valerá para contas com mais de mil seguidores e incluirá trackers de audiência como o Social Blade, que monitoram a performance de creators ao longo de todas as plataformas populares. No Twitter, a Social Blade respondeu ao anúncio declarando não estar contente com a mudança, mas que deve adaptar suas práticas aos novos conformes.