Através de reconhecimento facial, Live Nation quer acabar com necessidade de mostrar ingressos em um evento
Novidade foi anunciada aos investidores da empresa, dona da Ticketmaster e do Rock In Rio
Na mesma semana em que anunciou a compra do Rock in Rio, a Live Nation, empresa controladora da Ticketmaster, revelou aos seus investidores que estaria introduzindo a tecnologia de reconhecimento facial em seus eventos. “Continuaremos investindo em novas tecnologias para diferenciar ainda mais o Ticketmaster de outras empresas do setor de bilheteria“, informou a empresa em comunicado.
A novidade está sendo desenvolvida em parceria com a Blink Identity, que possui tecnologia em reconhecimento facial. Com isso, o usuário poderá associar seu ingresso digital à sua imagem e, em seguida, simplesmente entrar no evento.
D acordo com o site da Blink Identity, esse reconhecimento não é um simples escaneamento do rosto, e sim algo mais avançado, permitindo que o indivíduo apenas entre no evento sem nem mesmo parar para fazer esse reconhecimento facial, diminuir a velocidade dos passos ou olhar para uma câmera.
O sistema utilizado seria semelhante ao já usado pela polícia da China no reconhecimento de suspeitos de crimes. No país, o resultado tem sido positivo, tendo a primeira prisão de um suspeito em abril e em meio a 60 mil pessoas.
Ainda assim, há muitas controvérsias em relação ao uso de reconhecimento facial. A Electronic Frontier Foundation diz que o uso desses softwares representa riscos à privacidade e pode gerar erros, uma vez que ainda é uma tecnologia em desenvolvimento. A empresa ressalta que essa tecnologia ainda não é tão precisa na diferenciação de indivíduos com tons de pele mais escuros, por exemplo.