Anúncio assusta e fotografa pedestres atravessando a rua na hora errada
As fotos são usadas em montagens e em campanhas em prol da segurança no trânsito
O órgão francês de segurança, DRIEA, decidiu fazer uma ação de conscientização muito peculiar no país. Para mostrar aos pedestres que atravessar na rua com o sinal fechado é um problema, eles desenharam uma ação que conscientiza pelo susto. O órgão instalou em alguns cruzamentos um painel especial, que toda vez que alguém começasse a atravessar no farol vermelho, emite um som de carro derrapando e tirava uma foto da reação do pedestre. Veja no vídeo acima o resultado.
A partir disso, a foto era mostrada no painel seguida da frase: “Não corra o risco de ficar cara a cara com a morte. Respeite os semáforos quando atravessar a rua”. Essas fotos também estão sendo usadas em cartazes pelo país e no Facebook para promover a segurança nas ruas.
A ação foi baseada numa pesquisa da Universidade de Estrasburgo, que descobriu que em 40% dos casos, os pedestres atravessavam a rua mesmo com seu sinal vermelho. Somente na região de Paris, mais de 4 mil pedestres são atingidos por carros a cada ano, e mesmo assim, as punições são quase inexistentes.
A criação foi da agência Serviceplan.