Spotify testa uso de enquetes para tornar podcasts mais interativos
Apenas programas originais selecionados terão recurso por enquanto
O Spotify está tentando transformar os podcasts de sua plataforma em um conteúdo mais interativo para o usuário, e por isso, está testando implementar enquetes nos programas. O recurso funciona de forma semelhante às enquetes do Stories do Instagram, com a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real, mas com uma grande diferença: as respostas serão sempre anônimas.
Segundo o The Verge, o Spotify planeja testar o recurso apenas com programas originais, incluindo podcasts como The Rewatchables e Crime Countdown, e já começa hoje (23). Em torno de 90% dos ouvintes verão as enquetes em dispositivos iOS e Android, mas futuramente, ele estará disponível para todos. As enquetes poderão ser encontradas na parte inferior da página do episódio ou na seção “Ouvindo Agora” do aplicativo.
Resta saber como o Spotify pretende explorar e expandir o recurso, já que é uma maneira bastante interessante de promover interatividade, mas que costuma funcionar melhor com conteúdos transmitidos ao vivo. Ainda não é possível imaginar o Spotify fazendo transmissões ao vivo, como acontece na Twitch e no YouTube, portanto, as enquetes devem ter impacto apenas nos programas seguintes aos das votações.
Desde que entrou para a indústria dos podcasts, o Spotify se tornou um agente importantíssimo no mercado. Tanto por seus programas originais quanto por agregar, em um só aplicativo, o streaming de podcasts e o principal streaming de música da era digital, o sucesso foi quase imediato. Agora, investindo em programas originais e acrescentando funcionalidades inovadoras, a ideia é descobrir e dominar as novas tendências desse mercado.