Vídeo destaca os piores tuítes corporativos de 2014
Conheça as marcas que abusaram do mau gosto e tiveram de voltar atrás
O ano de 2014 não foi fácil para algumas marcas – especialmente para os responsáveis por suas redes sociais, sejam eles profissionais, estagiários ou sobrinhos. Ninguém está livre de cometer um erro de julgamento, de fazer piada com um assunto sério, não fazer nenhum sentido ou soar extremamente ofensivo. O problema é que uma coisa é fazer isso como pessoa física – o que geralmente pode ter consequências apenas para uma pessoa -, e outro é falar em nome de uma empresa – o que pode resultar em desastres de relações-públicas.
A Fast Company resolveu mostrar em um vídeo os casos de “tiros nos pés”, “pisadas de bolas” e afins que rolaram no Twitter este ano. The Worst Corporate Tweets of 2014 reúne os 8 momentos mais vergonhosos das marcas na rede social, em “140 caracteres ou menos”.
Entre as marcas citadas estão a rede de farmácias CVS, Cotonelle, PETA, ZzzQuil, SpiritAirlines, Delta Airlines, Dave&Buster’s e DiGiorno Pizza. É claro que boa parte destas marcas não têm nada a ver com o nosso dia a dia, mas saber onde e como elas erraram é uma forma de aprendizado.
O mais irônico é que, algumas horas depois de o vídeo acima ter sido postado, a rede Best Buy publicou um tuíte que garantiu a ela uma menção honrosa, ao fazer uma referência a Serial. Resumidamente (mais detalhes aqui), a marca resolveu fazer uma piadinha de mau gosto sobre um caso investigado pelo podcast, sobre uma garota assassinada próximo à uma unidade da loja e que teria feito uma ligação de um orelhão logo em seguida.
É claro que, depois dessa, só coube a Best Buy se desculpar.
We deeply apologize for our earlier tweet about Serial. It lacked good judgment and doesn’t reflect the values of our company. We are sorry.
— Best Buy (@BestBuy) 11 dezembro 2014