Vinicius & Tom completam coleção de moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016
Mascotes visitam a Casa da Moeda para mostrar como são feitas
Desde 2014, o Banco Central e o Comitê Rio 2016 lançaram séries de moedas comemorativas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Nesta sexta-feira, dia 19, sai o último pacote, com uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum.
Entre as de circulação comum, uma representa o Boxe e outra a Natação Paralímpica. Dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas. As outras duas exibem os mascotes: Vinicius e Tom. Criados pelo estúdio Birdo, os dois estão inclusive em uma série animada do Cartoon Network.
O vídeo acima mostra um passeio de Vinicius e Tom pela Casa da Moeda, oferecendo uma visão rápida de como as moedas são desenhadas e produzidas.
As moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos modernos viraram tradição em 1951, em Helsinki, na Finlândia. Desde então, são lançadas em todas as edições como uma forma de aproxima o público do evento, ao mesmo tempo que vira um souvenir.
A coleção completa de Rio 2016 – contando seu último pacote lançado hoje – tem 36 moedas no total. A maioria delas – 20 – é para colecionadores. As outras 16 circulam de verdade, com cerca de 320 milhões de moedas rodando no mercado.
Cada moeda representa uma modalidade olímpica, incluindo versões de prata e de outro. são 4 de ouro, por exemplo, que tem valor simbólico de R$ 10 reais, mas que na verdade custam R$ 1.180. São vendidas diretamente pelo Banco Central.