Pinterest adota resultados personalizados de pesquisa para combater fake news sobre o coronavírus
Pesquisa sobre "coronavírus” ou “COVID-19” leva o usuário para uma página que seleciona conteúdos oficiais da OMS

O Pinterest está introduzindo uma “experiência de pesquisa personalizada” para quando o usuário procura informações sobre o coronavírus em sua plataforma. A iniciativa é uma maneira de “conectar Pinners a fatos e buscas por mitos e o que não é verdade, mostrando informações autorizadas da [Organização Mundial da Saúde]”, diz o comunicado da empresa ao The Verge.
Ao pesquisar por “coronavírus” ou “COVID-19” no Pinterest, o usuário é levado para uma página que seleciona conteúdos da OMS sobre como proteger a si e aos outros, como lavar as mãos corretamente, quando usar máscaras, entre outras informações.

O Pinterest também recomenda seguir a conta verificada da OMS na plataforma para ver novas informações sobre saúde. A empresa também diz que removerá qualquer informação incorreta encontrada sobre o coronavírus, uma vez que violará sua política de informação incorreta sobre saúde.

“Trabalhamos com a Organização Mundial da Saúde no último ano para conectar Pinners a fatos sobre tópicos críticos de saúde, desde o novo coronavírus até vacinas”, disse um porta-voz do Pinterest em comunicado. “Queremos fazer nossa parte para garantir que as pessoas possam encontrar informações autorizadas quando realmente contam.”
A abordagem do Pinterest sobre fake news em relação ao coronavírus é semelhante ao que a plataforma já faz desde o ano passado com pesquisas relacionadas a vacinas.