Animação conta de onde vêm os trolls da internet
Com palavras de Shane Koyczan, o vídeo propõe uma reflexão sobre uma das maiores pragas do universo digital
Shane Koyczan é um artista canadense bastante engajado na luta contra todos os tipos de bullying, inclusive o cibernético. No ano passado, por exemplo, animadores de diversos países se reuniram para construir To This Day, uma animação baseada em um poema de Koyczan que ilustra o impacto duradouro do bullying na vida das vítimas.
Em seu mais recente projeto, o artista mira diretamente nos trolls que habitam a internet, uma praga que esconde-se por trás do anonimato oferecido pela rede para espalhar comentários escrotos sobre tudo e todos. Produzida pelo estúdio Amazing Factory, Troll é uma animação que mira diretamente naqueles que transformam a liberdade de expressão em liberdade para ser cruel.
“Nós estamos presos a você, da mesma maneira que você está preso a você mesmo”.
Infelizmente, a gente sabe que na prática esse vídeo pode ter algum efeito somente naquelas pessoas que vez ou outra soltam os trolls que existem dentro delas, e não naqueles que “estão presos a eles mesmos” há tempo demais para querer ou tentar mudar isso. Ainda assim, é mais um trabalho sensacional de Shane Koyczan, um artista que realmente sabe trabalhar com as palavras.
O vídeo é em inglês e, apesar de só contar com legendas nesse idioma, não é difícil entender a mensagem.