Google Fotos em breve vai conseguir criar imagens 3D a partir de fotos dos usuários
Previsto para ir ao ar no próximo mês, "fotos cinemáticas" serão criadas automaticamente pelo aplicativo como um "destaque" dos arquivos do usuário
O Google anunciou na última terça (16) que está desenvolvendo uma atualização para o Google Fotos que vai permitir ao aplicativo transformar imagens 2D dos usuários em 3D. A novidade, que gera o que a companhia chama de “Cinematic photos”, será parte da versão renovada da ferramenta de memórias da plataforma, que deve ser lançada em caráter oficial em algum momento do próximo mês.
De acordo com o blog oficial do Google, o recurso usa machine learning para medir a profundidade da imagem e produzir “uma representação 3D da cena” mesmo se o arquivo não trouxer qualquer informação sobre a distância citada. “A partir daí a gente anima uma câmera virtual para um efeito panorâmico suave – como nos filmes” escreve o gerente de produtos do Fotos, Jamie Aspinall, na publicação.
O resultado é o que a imagem abaixo mostra, uma espécie de zoom bem suave que pelo visto deve destacar o que quer que esteja em primeiro plano no registro. Estas produções ficarão localizadas na seção de destaques na página inicial do aplicativo, acima do grid de fotos guardadas pelo usuário.
Ainda segundo o Google, as “fotos cinemáticas” acompanham novos temas de memórias no app do Fotos, que vai reunir arquivos por assuntos como pessoas específicas e até mesmo objetos e atividades favoritas como fazer pão ou pôr-do-sol.