CES 2020: Warner Bros. começa a usar inteligência artificial para orientar a distribuição de seus próximos filmes

CES 2020: Warner Bros. começa a usar inteligência artificial para orientar a distribuição de seus próximos filmes

Acordo com a Cinelytic vale por enquanto para o mercado internacional e prevê uso de software para decidir a melhor estratégia de divulgação e distribuição para cada lançamento

por Pedro Strazza
Processed with VSCO with t1 preset
Imagem: Processed with VSCO with t1 preset

A Warner Bros. anunciou na noite de ontem (8), em meio à Consumer Electronic Show (CES) em Las Vegas, que firmou um acordo com a Cinelytic para usar tecnologia de inteligência artificial na operação internacional de suas produções no cinema. De acordo com o Deadline, o negócio envolve o uso da análise de dados para prever e decidir a melhor estratégia de distribuição para cada filme, não sendo envolvida em nenhuma parte do processo criativo ou de desenvolvimento de projetos.

Este é o primeiro negócio com um dos grandes estúdios de Hollywood que a Cinelytic consegue – além da Warner, ela mantém hoje parcerias com a a T&B Media Global, a Ingenious Media e a STX. Fundada em 2016, a companhia de Tobias Queisser desenvolve desde 2017 o software da plataforma que afirma ser capaz de criar parâmetros confiáveis sobre os melhores cenários de distribuição e marketing para cada produção. Ao Hollywood Reporter, Queisser declara que o sistema “pode calcular em segundos o que geralmente toma dias para arregimentar pelas vias humanas quando o assunto é avaliação financeira do filme ou o valor das estrelas”.

A plataforma da empresa pode vir a ser extremamente vantajosa para a Warner no tocante a filmes de menor orçamento e aquisições vindas do circuito de festivais, onde ela e outros grandes conglomerados vivem atuando em busca do próximo grande sucesso independente que triplica o valor de seu orçamento. A disputa por projetos específicos nestes eventos inclusive é onde a IA pode vir a ser útil, dado que a tendência em festivais é de guerras de preços cada vez mais altas – vide os gastos exorbitantes da Amazon em Sundance em projetos que não chegaram perto de render o seu preço de compra, como “O Relatório” e “Late Night”.

No caso específico do estúdio da WarnerMedia, a tecnologia talvez seja ainda mais necessária após os últimos dois anos, onde filmes de sucesso garantido como “Godzilla II” e “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald” tiveram um desempenho bem abaixo do esperado nas bilheterias. Ao Hollywood Reporter, o vice-presidente de distribuição Tonis Kiis comenta o negócio com a Cinelytic dizendo que “Nós todo dia tomamos decisões difíceis que afetam o que – e como – nós produzimos e distribuímos os filmes ao redor do globo, e o quanto mais preciso forem os dados melhor nós seremos capazes de nos conectar com o público”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link