Golpe de Estado na Turquia tira CNN local do ar, mas emissora continua através do Facebook Live
É possível ouvir gritos e explosões ao fundo
Na noite desta sexta-feira, foi deflagrada uma tentativa de golpe de Estado na Turquia, com uma ala do Exército do país afirmando ter tomado o controle do governo. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz que trata-se de uma ação de minoria, e que o plano foi fracassado.
Ainda não se sabe quem diz a verdade, mas enquanto isso emissoras de TV foram tiradas do ar, com jornalistas feitos refém por militares. A CNN local é uma delas. Porém, encontraram uma maneira de continuar transmitindo: o Facebook Live.
Neste exato momento – 22h de 15 de julho – é possível acompanhar o estúdio ao vivo, ao som de gritos e explosões no fundo. Não há nenhum âncora na bancada, mas a equipe da emissora continua no local. É possível ouvir as informações.
Mais de 10 mil pessoas estão acompanhando o streaming nesse momento, enquanto alguns usuários buscam fazer tradução para o inglês em tempo real nos comentários.
Mais cedo, com as linhas oficiais cortadas, o presidente Erdogan tinha se comunicado com jornalistas através do Facetime, com um iPhone.
Através do reedit é possível acompanhar o desenrolar dos eventos a partir de diversas fontes, inclusive as que estão nas ruas na Turquia.